Em Londrina, secretário do Meio Ambiente participa de encontro sobre agricultura familiar

Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Marcia Lopes, também esteve no evento
Publicação
10/04/2010 - 22:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado, participou neste sábado do 2.º Encontro Regional das Mulheres da Agricultura Familiar. Ele também visitou diversos estandes e recebeu autoridades na 50.ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina.
O Encontro fez parte da agenda técnica da Feira. Participaram a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Marcia Lopes, o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Erikson Chandoha, o diretor presidente do Emater, Arnaldo Bandeira, e a coordenadora da Região Metropolitana de Londrina, Elza Correa, entre outras autoridades.
Logo após o evento, o secretário visitou a Feira dos Sabores e a Via Rural Fazendinha para conhecer os estandes com diversos programas e técnicas voltados à agricultura e meio ambiente. Depois, recebeu Márcia Lopes e o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Fernando Prochet, na Trilha da Vida, estande em que a Secretaria expõe ações de preservação ambiental.
Callado lembrou que sua visita à ExpoLondrina faz parte de uma das metas da sua pasta, e que a Trilha da Vida apresenta os diversos programas da Secretaria para os visitantes de uma das mais importantes feiras mundiais do agronegócio. “É necessário participar e reforçar a importância de ações sustentáveis, demonstrando as diversas formas de preservação ambiental pela reciclagem, o reaproveitamento de resíduos e o plantio da mata ciliar, por exemplo”, falou.
“Apresentar aos visitantes da feira a degradação e as soluções para o equilíbrio ambiental reforça nosso trabalho no combate à fome que vão do ensinamento de suas razões à luta contra suas consequências”, disse a ministra, após visitar o estande.
A trilha, em sua sétima edição, está instalada em uma área de quase mil metros de cenários vivos no bosque da Fazendinha. Suas 17 estações apresentam desastres ambientais e soluções para o meio ambiente equilibrado. Como novidade, este ano a trilha trouxe um espaço para contemplação, o Jardim da Biodiversidade, formado por uma queda de água, flores, arbustos, gramíneas e rochas. No meio do jardim está a Árvore dos Biosonhos, já quase toda coberta com papéis coloridos contendo frases que traduzem os sonhos de cada visitante com relação ao meio ambiente.
A Trilha da Vida, na Fazendinha (Via Rural), é uma parceria entre as secretarias do Meio Ambiente, da Agricultura e Abastecimento e o Emater.

GALERIA DE IMAGENS