Cerca de dez jornalistas de Curitiba estiveram, no Educandário São Francisco a convite do presidente do Instituto de Ação Social do Paraná (IASP), Carlos Lima. A visita ofereceu à imprensa a oportunidade de conhecer a situação em que se encontram os 228 internos da instituição e acompanhar o atendimento oferecido a eles pela equipe do Educandário.
A visita ao São Francisco, realizada na semana passada faz parte da nova orientação da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social para todos os seus departamentos. “Nossa política é a de portas abertas. Nossa função aqui é de receber a população, a mídia e de fornecer os dados que nos são requisitados”, explica Padre Roque Zimmermann, secretário do Trabalho. O Instituto é uma autarquia ligada à Secretaria do Trabalho.
Durante a visita ao Educandário, os jornalistas puderam conhecer todas as instalações da instituição e conversaram com alguns dos internos. O excesso de internos prejudica o atendimento aos jovens e a realização de atividades educativas, como aulas do ensino fundamental, médio e profissionalizante. O Educandário São Francisco possui capacidade para alojar 150 jovens, mas atualmente tem 228 internos.