A duplicação dos quatro quilômetros da PR-323, entre Maringá e Paiçandu, na região Noroeste do Estado, deve ser concluída no próximo mês. O anúncio foi feito pelo secretário dos Transportes, Rogério Tizzot, durante visita técnica ao trecho. As obras fazem parte das melhorias que o governo do Estado faz em rotas alternativas às estradas pedagiadas.
Segundo Tizzot, a duplicação vai melhorar ainda mais as condições das viagens entre Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu por vias estaduais. “É uma intervenção que faz parte do Programa Estradas da Liberdade. O motorista que optar em trafegar por este trecho deixará de passar em quatro praças de pedágio, gerando uma economia considerável na viagem”, destacou. “Esta rota, ligando as regiões Noroeste e Oeste do Paraná, deve estar inteiramente concluída até o segundo semestre do ano que vem”, garantiu Tizzot.
Com investimentos de R$ 14,5 milhões, foram construídos, além da nova pista, viadutos, marginais e ciclovias, e também realizadas diversas melhorias no cruzamento do perímetro urbano de Paiçandu. “A duplicação é um marco para a região. Já valorizou terrenos, residências e empreendimentos comerciais e vai atrair novos investimentos”, previu Tizzot.
Considerado estratégico para a região, o trecho de quatro quilômetros estava marcado por vinte lombadas, que criavam engarrafamentos, transtornos e situações de risco para a população. Com a duplicação, os redutores estão sendo substituídos por uma nova pista, por três viadutos e marginais. “É uma situação completamente nova, que facilitará o crescimento organizado da cidade e aumentará a segurança para motoristas e moradores”, afirmou o secretário.
A finalização das obras conta com a construção de uma ciclovia, a colocação das barreiras de concreto entre as pistas, a nova sinalização horizontal (pintura de faixas) e vertical (placas) e a implantação de calçadas.
O prefeito de Paiçandu, Moacyr José de Oliveira, afirmou que, antes mesmo da conclusão da obra, os moradores já estão sendo beneficiados. “ É um salto de desenvolvimento para a região, que contempla dezenas de municípios, valorizando o comércio e o setor imobiliário. Sem contar que, neste momento, temos 15 indústrias com propostas de instalação em Paiçandu, devido ao bom andamento da obra”, resumiu o prefeito.
Estrada – A PR-323 é a principal rodovia estadual da região. Faz a ligação da região de Francisco Alves com Maringá, passando por Umuarama e Cianorte. São cerca de 200 quilômetros, que recebem boa parte do tráfego da região, que vai em direção a Maringá.
As obras de duplicação são aguardadas há mais de 20 anos. De acordo com as estatísticas do 4.º Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual de Maringá, só em 2005 ocorreram 73 acidentes, com duas vítimas fatais e 40 feridos, no trecho entre Maringá e Paiçandu. Foram 66 automóveis e 29 motocicletas envolvidos, em sua maioria colisões traseiras. “As obras devem eliminar essas tristes estatísticas”, comentou Tizzot.
Duplicação de trecho entre Maringá e Paiçandu será concluída em julho
Trecho faz parte da rota alternativa ao pedágio entre as cidades de Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu.
Publicação
22/06/2007 - 09:43
22/06/2007 - 09:43
Editoria