Duplicação da BR-467 será concluída em maio

O anúncio foi feito pelo secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot, durante visita às obras nesta quinta-feira (10)
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11/04/2008 - 11:31
Editoria
A duplicação da última etapa da rodovia entre Cascavel e Toledo (BR-467), nos dez quilômetros que cortam Cascavel, será finalizada em maio. A conclusão da mais importante obra rodoviária do Paraná nos últimos anos foi anunciada pelo secretário dos Transportes, Rogério Wallbach Tizzot, em visita às obras, nesta quinta-feira (10). “A obra está nas últimas etapas. Faltam alguns trechos de recuperação da pista antiga e serviços de acabamento. Estimamos que até o final de maio possamos fazer a entrega total da duplicação, com toda a sinalização concluída”, disse. A duplicação no perímetro urbano é a última fase das obras nos 45 quilômetros que separam os municípios de Cascavel e Toledo. Desde fevereiro do ano passado os motoristas já trafegam em duas pistas nos outros 35 quilômetros da via. No mês passado, metade do trecho que corta a cidade de Cascavel foi aberta ao tráfego. O segmento de cinco quilômetros da rodovia, desde o cruzamento com a avenida Jorge Lacerda, passando pelo Ceasa até a proximidade do ginásio de esportes São Cristóvão, já vem sendo utilizado com segurança pelos moradores. Segundo técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), as máquinas e os operários trabalham em serviços de acabamento como implantação das barreiras de concreto, que vão dividir as pistas, meio-fio, calçadas e vegetação ao longo da rodovia. “Neste último trecho aplicamos o asfalto borracha. É uma técnica relativamente nova e que dá mais durabilidade e qualidade ao pavimento. Ao mesmo tempo, as empresas realizam os serviços de acabamento”, afirmou o secretário dos Transportes. Integração - Desde o início de 2004, o Governo do Paraná investe mais de R$ 70 milhões na obra de duplicação que, além da nova pista, está construindo marginais e oito viadutos - seis em Cascavel e dois em Toledo. “Os viadutos e as marginais vão eliminar o conflito entre os tráfegos da cidade e da rodovia. São intervenções pesadas, que terão grandes reflexos para a economia de toda a região”, reforçou Tizzot. Em Cascavel, todos os viadutos já estão liberados para o tráfego. Em Toledo, a previsão é de que a obra no cruzamento da Avenida Egídio Munaretto seja aberta até o fim deste mês. Somada à integração e ao desenvolvimento do Oeste do Estado, a duplicação – mesmo sem estar inteiramente concluída – eliminou o isolamento que a BR-467 trazia aos bairros da região Norte de Cascavel. A via, em pista simples, criava grandes dificuldades de acesso para os moradores, que todos os dias se deslocam para o centro da cidade. Com a construção da nova pista e dos viadutos esses transtornos foram solucionados. “Estimativas apontam que mais de 50 mil pessoas moram nessa região e sofriam, quase que diariamente, com essa barreira que a BR criava na ligação com o centro da cidade. A expectativa é de que a duplicação crie um grande eixo de desenvolvimento local e regional , concluiu Tizzot.

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