Dois novos laboratórios do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), em parceria com o Tecpar e a Secretaria de Ciência e Tecnologia, vão contribuir diretamente com o desenvolvimento social e econômico da região Sudoeste. Serão inauguradas, sábado (31), em Pato Branco, unidades de modelagem, que complementa o projeto profissionalizante Oficina Volante, implantado em 2007, e de Radiofreqüência e Compatibilidade Eletromagnética, que vai medir todas as freqüências de rádio e televisão do Paraná.
O curso de modelagem, que será oferecido aos profissionais de confecção e facções de Pato Branco e região, vai aperfeiçoar as aulas da Oficina Volante, um ônibus que percorre as redondezas, equipado com máquinas e materiais de costura. Um grupo de instrutores vai dar aulas especiais para ensinar aos alunos as técnicas de finalização de roupas e acessórios.
Essa é, segundo o diretor-superintendente do Lactec, Aldair Rizzi, uma iniciativa pioneira de inserção profissional e social, já que o ofício gera renda e empregos. “É um trabalho de referência nacional, que beneficia a geração e distribuição de renda na região”, explica.
De acordo com Rizzi, o Governo do Paraná está usando a tecnologia como ferramenta do desenvolvimento do estado. “A idéia é fazer as inovações estarem sempre perto das pessoas que precisam delas e ao mesmo tempo fortalecer a política de descentralização do desenvolvimento econômico, buscando potencializar as capacidades e particularidades de cada região”, afirma.
COMUNICAÇÃO – O laboratório de Rádio Freqüência e Compatibilidade Magnética do Lactec é uma exigência do Ministério das Telecomunicações para a qual o Paraná será um dos únicos estados a manter um centro específico.
O laboratório vai medir todas as emissões de freqüência de rádios e televisões e poderá ser aplicado na indústria para medir a energia utilizada pelos instrumentos na produção ou nos equipamentos regulares das empresas. “Vai também permitir um convênio com a Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) para a qualificação de pessoal com a possibilidade da criação de mestrado a partir do uso desse laboratório”, diz o diretor salientando o viés acadêmico da nova unidade.
A inauguração dos dois laboratórios acontece no sábado (31), no campus da UTFPR, em Pato Branco. A cerimônia, que vai contar com a presença do diretor Aldair Rizzi e da secretaria de Ciência e Tecnologia, Lygia Pupatto começa às 10h.
Dois novos laboratórios do Lactec vão levar desenvolvimento ao Sudoeste
Uma das unidades, inauguradas em Pato Branco, complementa o projeto Oficina Volante, a outra, mede freqüências de rádio e televisão no Estado
Publicação
29/05/2008 - 12:30
29/05/2008 - 12:30
Editoria