A caravana do Festival de Arte da Rede Estudantil (Fera) já está a caminho de Dois Vizinhos, a cidade-sede da quarta etapa do evento - de 8 a 13 de agosto. A estimativa é que neste período acontecerá uma grande movimentação de crianças e jovens na cidade, em uma quantidade que corresponderá a aproximadamente 15% de sua população urbana.
Ao todo, nos seis dias do Festival participarão aproximadamente 5.000 alunos, sendo 3.000 da rede estadual e 2.000 da rede municipal de educação de Dois Vizinhos e ainda 550 professores de 51 municípios integrantes aos núcleos regionais de Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Pato Branco e Laranjeiras do Sul.
Entre os objetivos do Fera estão a inserção da arte no cotidiano escolar, a valorização da interdisciplinaridade e o debate sobre o papel da cultura na formação e transformação das pessoas. Para isso, esta etapa contará com 48 oficinas - 38 voltadas aos alunos e 10 aos professores - que abordam atividades como Literatura, Dança, Teatro, Artes Plásticas e Música.
O Fera, que já está na segunda edição, tem este ano como tema central a cultura brasileira. Durante o Festival são realizadas oficinas de educação e arte homenageando alguns expoentes paranaenses como Helena Kolody, Odelair Rodrigues, Brazílio Itiberê, entre outros.
Balanço – O Fera já percorreu três regiões até o momento, tendo como sede as cidades: Maringá, Umuarama e Londrina. Estes eventos já mobilizaram aproximadamente 15.000 alunos e 1.650 professores, de 158 municípios que participaram de 223 oficinas, sendo 193 voltadas aos alunos e 30 aos professores.
Dois Vizinhos vai sediar a próxima etapa do Festival de Arte
A estimativa é que neste período acontecerá uma grande movimentação de crianças e jovens na cidade, em uma quantidade que corresponderá a cerca de 15% de sua população urbana
Publicação
02/08/2005 - 06:00
02/08/2005 - 06:00
Editoria