A doença da folha verde, a que estão expostos produtores de fumo, será discutida no seminário Diversificação da Agricultura Familiar – o caminho para o desenvolvimento sustentável. O evento, promovido pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e Ministério do Desenvolvimento Agrário, será de segunda (4) a quarta-feira (6), no Canal da Música, em Curitiba. São esperados cerca de 500 participantes, entre agricultores familiares do três estados do Sul, que atuam na fumicultura, representantes da área da saúde, da agricultura e técnicos do setor.
Para o secretário da Agricultura, Valter Bianchini, o debate será mais uma importante etapa do trabalho na construção de políticas públicas viáveis para o setor que atua com a fumicultura. “Estamos trabalhando com altenativas e diversificação de produção e renda para esses agricultores familiares”, explica Bianchini.
O tema doença da folha verde será apresentado no painel “Saúde e qualidade de vida na produção do tabaco”, na manhã da terça-feira (5), às 10h30. A doença, conhecida há muito tempo, é causada pela absorção pela pele de nicotina da superfície de folha de tabaco molhada. Os sintomas geralmente começam horas depois da exposição e incluem náuseas, vômitos, tonteiras e fraqueza. Muitos trabalhadores confundem esses sintomas com cansaço, ou ainda pela aplicação de agrotóxicos.
PAINÉIS – Ainda na terça-feira serão apresentados dois painéis. Pela manhã, às 8h, serão abordados assuntos referentes à Convenção-Quadro para o controle do tabaco e ações e perspectivas. No período da tarde, serão apresentadas políticas públicas para a diversificação na agricultura familiar.
Na quarta-feira, dia 6 de maio, o seminário, que tem apoio do governo federal, através do Ministério de Desenvolvimento Agrário - MDA, apresentará as alternativas produtivas e geradoras de renda já existentes para a reconversão da áreas de cultivo de fumo.
Doença causada pelo manuseio do fumo será discutida em seminário
Canal da Música reúne cerca de 500 participantes do seminário Diversificação da Agricultura Familiar
Publicação
29/04/2009 - 14:30
29/04/2009 - 14:30
Editoria