Termina em 10 de outubro o prazo para doações de alimentos da campanha de solidariedade aos povos do Caribe, atingidos pelos furacões Ike e Gustav há pouco menos de um mês. Podem ser doados arroz, feijão, enlatados, fios elétricos, torneiras e roupas nas unidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros em todas as cidades paranaenses, que recebem as doações durante todo o dia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 41 3350-2613 ou pelo site www.defesacivil.pr.gov.br.
Em Cuba, Haiti e Jamaica, quase 3 milhões de pessoas ficaram desabrigadas e parte da infra-estrutura de algumas cidades foi destruída. “Não podemos dar as costas à tragédia que atingiu essas pessoas. Embora saibamos que há muito que fazer em nosso País, é em momentos como esses que demonstramos nossos valores humanos”, afirmou a dirigente da Casa Latino Americana, Gladys Floriani. A entidade, há 20 anos, luta pela democracia e em defesa dos povos da América Latina.
As doações vêm sendo coordenadas pelo Governo do Paraná e por outras entidades que integram o Comitê de Apoio e Solidariedade a Cuba, Haiti e Jamaica, como o Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo, Sindicato dos Bancários de Curitiba, Serviço de Paz e Justiça, Central Única dos Trabalhadores no Paraná, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Sindicato dos Engenheiros do Paraná, Soy Loco Por Ti e Centro Jesuíta de Cidadania e Assistência Social de Curitiba.
Para o secretário da Agricultura e Abastecimento, Valter Bianchini, diante da tragédia, o momento é de mutirão contra a fome. “Tanto o Governo Federal quanto o Governo do Paraná estão preparando o envio de alimentos nesse primeiro momento”, disse. “Como já existe um navio que fará o transporte até o Caribe, vamos nos concentrar em recolher alimentos”, explicou Bianchini. A expectativa é reunir 1.500 mil toneladas.
Na última segunda-feira, o governador Roberto Requião falou a respeito do projeto que prevê a ampliação na produção de grãos para plantio. “O governador já determinou que parte dessas sementes seja encaminhada àqueles países, como aporte de médio prazo para tentar recuperar a agricultura de Cuba, Haiti e Jamaica”, explicou Bianchini, lembrando que essa seria a terceira etapa do processo.
Doações para ajudar povos do Caribe vão até semana que vem
Países atingidos por furacões vão receber alimentos, fios elétricos, torneiras e roupas entregues nas unidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros
Publicação
02/10/2008 - 17:13
02/10/2008 - 17:13
Editoria