Doações ao Fundo para a Infância e Adolescência terminam dia 30

Os interessados em destinar parte do Imposto de Renda devido têm até o final do dia para fazer a contribuição. Pessoas físicas podem doar até 6% do imposto de renda devido e pessoas jurídicas até 1%
28/12/2010 - 15:40

Quinta-feira (30) é o último dia para doações ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), recurso que serve de incremento às políticas públicas e contribui com programas e ações de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Os interessados em destinar parte do Imposto de Renda devido têm até o final do dia para fazer a contribuição.
Pessoas físicas podem doar até 6% do imposto de renda devido e pessoas jurídicas até 1% do imposto devido. As doações para o FIA Estadual podem ser feitas através do site da Secretaria ou diretamente no link www.fia.pr.gov.br/fia/cadastrarDoacao.do?action=iniciarProcesso, onde o doador pode escolher destinar os recursos para algum dos projetos ou doar para o fundo geral.
Para doar aos FIAs municipais, os interessados devem procurar as prefeituras ou os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente. Para abater o valor doado do Imposto de Renda, basta informar a doação na declaração de IR.
DOAÇÕES - No Paraná, parte dos recursos do FIA estadual ainda é formada por recursos oriundos do Tesouro do Estado. Mas as doações vêm aumentando a cada ano. Em 2009, as doações chegaram a R$ 4 milhões, considerando-se inclusive as doações de empresas públicas como Copel, Sanepar e Petrobras. A destinação desses recursos é deliberada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca/PR).
Entre os programas do Governo Estadual beneficiados em 2009 está o Crescer em Família, que orienta e cofinancia programas de acolhimento familiar e institucional de crianças e adolescentes, o Liberdade Cidadã, voltado às medidas socioeducativas em meio aberto, e os Centros da Juventude.
Instituições como o Hospital Pequeno Príncipe, Pequeno Cotolengo, Fundação Recriar, entre outras, também receberam recursos do FIA através dos projetos pré-aprovados pelo Cedca-PR.