Doação de esteira garante ampliação da reciclagem de lixo em Campo Largo

O equipamento foi entregue pelo projeto “Multiplicadores Ambientais e Inclusão Social” para a Associação Unidos da Reciclagem.
Publicação
01/09/2010 - 13:20
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso, o prefeito de Campo Largo, Edson Basso, e representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não-Alcoólicas (ABIR) entregaram, nesta quarta-feira (01), em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, uma esteira que irá contribuir para a geração de emprego e renda e aumentar a quantidade de lixo reciclado no município.
A ação faz parte de uma parceria firmada pelo Governo do Estado, através do Programa Desperdício Zero da Sema, a ABIR e o município. O equipamento foi entregue pelo projeto “Multiplicadores Ambientais e Inclusão Social” para a Associação Unidos da Reciclagem (ASSUR).
“A entrega do equipamento significa melhores condições de trabalho para as pessoas que estão inseridas neste processo e também o cumprimento da legislação ambiental nacional e estadual, que prevê a responsabilidade compartilhada”, destacou o secretário Jorge Augusto Callado Afonso.
O equipamento é uma importante ferramenta utilizada pelos recicladores, que irá agilizar o processo de separação dos resíduos. O projeto também prevê a distribuição de cartilhas educativas voltadas à educação ambiental, que serão entregues nas escolas municipais e estaduais do município.
Para o prefeito de Campo Largo, Edson Basso, a parceria firmada é essencial para dar continuidade dos importantes projetos de reciclagem que já vêm sendo desenvolvidos no município.
“É mais um importante produto que irá contribuir para as nossas ações de reciclagem. O equipamento irá contribuir bastante na separação dos resíduos e também garantir melhores condições aos recicladores”, destaca o prefeito Basso.
EVENTO – A solenidade de entrega do equipamento foi feito no mesmo espaço onde estavam acontecendo as atividades culturais complementares, que também fazem parte do projeto e onde deverão passar mais de 2 mil crianças da rede municipal de ensino de Campo Largo. As crianças receberão orientações e dicas ambientais.
Entre várias atividades realizadas, as crianças puderam brincar com o jogo ambiental. “É um material bastante interativo que desperta o interesse das crianças e jovens para a importância da conscientização ambiental”, explicou o coordenador de Resíduos Sólidos da Secretaria, Laerty Dudas.
AVANÇO – A presidente da Associação Unidos da Reciclagem, Lucia da Silva, afirma que as ações de coleta seletiva e reciclagem vem aumentando a cada dia no município e o equipamento chega num momento importante.
“Com isso, estamos contribuindo para a limpeza do município e ao mesmo tempo dando uma importante contribuição para a questão ambiental”, destacou Lucia.
PROGRAMA – O termo de cooperação entre a Secretaria por meio do Programa Desperdício Zero, a ABIR e o G-22- grupo formado por representantes que mais geram resíduos no Estado, tem o objetivo de fortalecer a política de descarte de resíduos e embalagens pós-consumo, levando a diversos municípios do Paraná educação ambiental e inclusão social.
Para o representante da ABIR, Félix Collas, o projeto que vem sendo realizado em parceria do Governo do Estado é essencial porque está sendo realizado um importante trabalho de conscientização e também ajudando as pessoas que trabalham neste setor.
“Temos muito o que fazer ainda na área do meio ambiente, que deverá percorrer os outros municípios paranaenses. Portanto estamos dispostos a contribuir e levar a conscientização para um número maior de pessoas”, declarou Collas.

GALERIA DE IMAGENS