Divulgados finalistas do Prêmio Café Qualidade Paraná 2010

Lotes vencedores serão leiloados no Parque Ney Braga, em Londrina, no dia 4 de novembro
Publicação
28/10/2010 - 09:40
Editoria
A Câmara Setorial do Café do Estado do Paraná divulgou nesta quarta-feira (27) a relação dos selecionados da fase estadual do Concurso Café Qualidade Paraná 2010. O campeão será anunciado no evento de encerramento da competição, que este ano será em Londrina, no dia 4 de novembro (quinta-feira), ocasião em que os lotes mais bem classificados serão leiloados.
É a oitava edição do concurso. Concorreram no certame 240 produtores a partir de seletivas regionais que abrangeram praticamente toda a zona cafeeira do Paraná: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Ivaiporã, Londrina, Maringá, Santo Antonio da Platina e Toledo. Os participantes disputaram nas categorias cereja descascado (a polpa do grão maduro é retirada, visando deixar o produto por menos tempo no terreiro) e café natural, em que o grão inteiro vai para a secagem (é o processamento normalmente utilizado no Brasil).
O coordenador do evento, Paulo Franzini, explica que, nas edições anteriores, o regulamento exigia dos participantes lotes de no mínimo 10 sacas, mas em 2010 foi criada a possibilidade de também concorrer, em ambas as categorias, com “microlotes” de três sacas, para viabilizar a participação de cafeicultores que produzem bons cafés, mas em pequena quantidade.
Regulamento – Cada uma das regiões produtoras do Paraná faz seu concurso e envia o vencedor de cada categoria para a seletiva de âmbito estadual. Neste ano, apenas as regionais de Umuarama e Paranavaí não tiveram concorrentes inscritos e deixaram de realizar o certame regional.