Mais de 115 alunos participam de cursos profissionalizantes oferecidos pelo Governo do Estado, nas cidades do litoral. A partir do próximo mês, a Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social vai divulgar os cursos e cadastrar interessados, durante as edições do Paraná em Ação, programadas para as cidades litorâneas. A primeira a receber o programa que leva serviços gratuitos, coordenado pela Secretaria Especial de Relações com a Comunidade, Guaraqueçaba.
Os cursos já ofertados são de produção e transformação de pescado e de serviços de cabeleireiro, em Matinhos, e, em Guaratuba, além das aulas sobre produção e transformação de pescado, os interessados podem se inscrever no curso de auxiliar de padaria e confeitaria. Já em Paranaguá, os alunos aprendem sobre mecânica de barcos.
O secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, explica que os cursos que já começaram e os previstos para o ano são exemplos do cuidado contínuo que o Governo tem com o litoral. “Os moradores precisam pagar suas contas e trabalhar o ano inteiro. É com este pensamento que realizamos os cursos de qualificação, para as cidades litorâneas, na certeza de que, qualificados, esses trabalhadores terão oportunidades de emprego além da temporada turística”, disse ele.
REUNIÃO – Garcia se reuniu com o presidente da Associação de hotéis, pousadas, restaurantes, bares, casas noturnas, prestadores de serviços do Litoral (Sintralitoral), José Carlos Chicarelli. “Precisamos atender todos os trabalhadores, desde os pescadores às donas de casa, para que tenham uma profissão ou a simples noção do valor da atividade turística”, comentou Chicarelli. Segundo comentou, a promoção dos cursos vai ajudar, também, na autoconfiança e na alto-estima da comunidade litorânea.
As ações nas praias seguem recomendação do governador Roberto Requião, que ressaltou que o governo estadual tem dado prioridade às intervenções definitivas e estratégicas e não apenas a soluções que antecedem a temporada. “O litoral do Paraná nunca cresceu tanto como nesses últimos anos. Isso se deve a investimentos permanentes em saúde, educação, saneamento, meio ambiente, saúde, segurança e infra-estrutura, entre outros setores”, afirmou o governador.
O Paraná em Ação será levado a Guaraqueçaba entre 28 e 30 de março. As outras edições estão programadas para Guaratuba, Pontal do Paraná e Matinhos.