Como parte da programação do “Dia da Árvore” diversas escolas estaduais de Curitiba realizaram atividades relacionadas à temática ambiental nesta quarta-feira (21). No Colégio Estadual Senador Manoel Alencar Guimarães a atividade enfatizou a recuperação da mata ciliar e o plantio de mudas de Araucária, a árvore símbolo do Paraná. A vice-diretora da escola, Regina Carvalho Teixeira Santos, mobilizou 400 estudantes para participarem do plantio de pinheiros. “Os alunos se conscientizam não somente na questão de preservação, mas também tomam amor pela natureza e da necessidade do verde”, disse.
A escola, que neste ano completa seu centenário de fundação, procura motivar os alunos em diversos projetos de conscientização ambiental, como plantio de mudas para recuperação da mata ciliar às margens do rio Barigüi (projeto Viva o Rio), reflorestamento da floresta nativa(projeto plantar), recolhimento de lixo reciclável, monitoramento da qualidade da água do lago do parque Barigüi, jardinagem, plantio de mudas de árvores frutíferas nativas aos arredores da escola, cultivo de uma horta própria e até mesmo um apiário, com abelhas indígenas sem ferrão, a apis mellifera, que é uma espécie considerada genuinamente brasileira.
O estudante Fabio Henrique da Silva (15) participa há dois meses dos projetos ambientais desenvolvidos pela escola. Para ele, um dos pontos válidos desses programas desenvolvidos na escola é a integração entre os alunos e a troca de experiências. “Nós aprendemos muito com a educação ambiental e também passamos para os alunos menores que estudam na escola, o que aprendemos. É bom ajudar a preservar a natureza.A gente constrói um futuro melhor para todas as pessoas”, reconhece.
A estudante Chaiane Cristina de Matos (16) disse que adora este tipo de atividade na escola. “Para mim, a conscientização ambiental é muito importante. Enquanto a maioria derruba as árvores e nós replantamos e contribuímos para melhorar a nossa vida”, opina.
De acordo com o professor e técnico ambiental Manoel Pereira da Silva, a meta é fazer com que os alunos que plantaram nesta quarta-feira as mudas de araucária acompanhem o crescimento de cada uma delas. “A diminuição das Araucárias no Paraná é um problema seríssimo. Temos que levar em consideração não só a questão ambiental, mas de identidade cultural do povo paranaense. Se ficarmos sem araucária, vamos nos identificar com o quê?”, questionou o professor.
Diversas escolas estaduais realizam plantio de árvores nesta quarta-feira
Cerca de 400 alunos do Colégio Estadual Senador Manoel Alencar Guimarães realizaram plantio de mudas de Araucária, a árvore símbolo do Paraná
Publicação
21/09/2005 - 18:23
21/09/2005 - 18:23
Editoria