Técnicos da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (Sedh) e da Coordenação Nacional dos Direitos do Idoso estiveram em Curitiba para conhecer a estrutura e o funcionamento do serviço Dique Idoso no Paraná. O objetivo é levar as informações até Brasília para instalar um serviço semelhante para todo país.
Implantado há sete anos, o Disque Idoso é considerado referência nacional. O serviço é mantido pelo Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi-PR), através da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Promoção Social.
O consultor da Sedh, Daniel Hissa, afirmou que a visita foi muito bem aproveitada. “Ficamos muito satisfeitos com as informações colhidas aqui no Estado. Iremos levar os conhecimentos e idéias para Brasília, e temos a meta de implantar o serviço, de acordo com os moldes do Paraná, até outubro deste ano”, diz. “Vamos cumprir a Lei Federal 11.551, de 2007, que institui o serviço”, conclui.
Segundo o representante nacional, serão investidos R$ 2 milhões ao ano. Cinco pontos de atendimento vão receber denúncias de todo o país, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. “O disque nacional vai ajudar a identificar o cenário da condição do idoso vulnerável brasileiro e alimentar as estatísticas, como os dados de violência”.
Para o secretário Nelson Garcia (Trabalho), o modelo paranaense chamou a atenção do programa nacional por manter características diferentes de outros serviços implantados no país.
“Nosso serviço amplia o acesso à informação e garante os direitos do cidadão que procura ajuda. Além de contribuir para a elaboração de políticas públicas. Em sete anos de funcionamento, o Disque Idoso registrou 18.162 atendimentos, sendo 4.513 relacionados a algum tipo de violência”, diz.
A coordenadora do Disque Idoso, Dulce Darolt, explica que, no Paraná, o funcionamento é de informação e denúncias, trabalhando em parceria com órgãos públicos para apoio e encaminhamento dos atendimentos, como secretarias municipais de ação social, saúde e o Ministério Público. “Além disso, o pessoal é preparado para acolher a reclamação”.
Também participaram do encontro, o vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, Rubens Bendlin; a conselheira do Cedi/PR, Schirley Scremin; e o técnico do Disque Idoso Paraná, Ivo Chiarelo.
Disque Idoso do Paraná é referência nacional
Técnicos do Governo Federal conheceram o funcionamento no Estado para implantar o serviço de denúncias para todo Brasil
Publicação
02/07/2009 - 17:48
02/07/2009 - 17:48
Editoria