Discurso do governador a investidores da Bolsa de Valores de Nova York

Pessuti destacou a importância da Copel no desenvolvimento do Paraná
Publicação
23/08/2010 - 17:05
Editoria
É com muito orgulho e muita emoção que participo deste evento na Bolsa de Valores de Nova York. Orgulho por ver uma empresa brasileira – empresa paranaense – ser homenageada pelo principal centro mundial de negócios.
Quero falar um pouco aos senhores da grande importância que tem a Copel para o Estado do Paraná. Destaco que uma das principais vantagens que o Paraná tem em relação a outros estados brasileiros é a energia elétrica a preços competitivos.
Somos um estado agroindustrial e o principal produtor de grãos do Brasil. Somos o primeiro produtor de milho, o segundo produtor de soja e o primeiro produtor de frango. Ao mesmo tempo, somos um estado com uma indústria desenvolvida, moderna e dinâmica, sendo hoje um importante polo automobilístico. Para todos esses setores, temos a energia que é demandada, com uma das menores tarifas do Brasil.
Atuando na geração, transmissão, distribuição de energia e em telecomunicações, a Copel é reconhecida como a melhor empresa de energia do Brasil. Fato esse destacado pela revista “Isto É Dinheiro” – As 500 melhores de 2010.
As 18 usinas da Copel e as outras unidades, em que figura como sócia, representam 5.160 megawats de potência instalada, o que corresponde a quase 5% da potência instalada no Brasil. São mais de dois mil quilômetros de linhas de transmissão e mais de 180 mil quilômetros de linhas de distribuição. E, na área de telecomunicações, a empresa vem se expandindo a uma taxa média de mais de 20% ao ano nos últimos três anos, tendo atingido quase 16 mil quilômetros de rede de fibra ótica em 2010.
A Copel não para. Continua a investir. Estamos construindo uma grande usina, a hidrelétrica de Mauá, com investimento de mais de 700 milhões de dólares.
Este nosso mandato não será longo, todavia seremos ousados e levaremos a Copel a recuperar os níveis históricos de sua participação no mercado de energia elétrica. No espaço de um mês, a Copel sagrou-se vitoriosa em dois leilões de transmissão, e um de geração de energia.
É a Copel buscando sua vocação de empresa atuante e de vanguarda. Portanto, a Copel é um vigoroso, possante e eficaz agente indutor do desenvolvimento econômico e social do Paraná e do Brasil.
Viemos à Bolsa de Nova York para fazer história. Fomos a sexta empresa brasileira a ter suas ações aqui negociadas, mas a primeira do setor elétrico brasileiro, e a que estreou com a maior emissão primária de ações preferenciais até então registrada por uma empresa latino-americana nesta casa. Desbravamos um caminho. Viemos para ficar.
Hoje vamos acionar o sino que encerra as negociações no pregão, o Closing Bell. É com muito orgulho, e com muita satisfação que participo deste ato, como representante do acionista controlador da companhia.
Espero, como paranaense, que mais vezes outros governadores do Paraná, e outros dirigentes da Copel possam aqui estar, como convidados, para encerrar pregões. Isso será um sinal que a Copel continuará sendo a grande empresa que é. Responsável com seus acionistas, responsável com o desenvolvimento paranaense e brasileiro, e, acima de tudo, promovendo o desenvolvimento sustentável.