Diretores premiados agradecem apoio do Governo do Paraná

Alunos da Escola de Cinema ganham concurso do Ministério da Cultura e vão receber R$ 1 milhão para filmar um longa-metragem
06/10/2009 - 17:22
Diretores estreantes formados pela Escola Superior Sul-Americana de Cinema e TV do Paraná (CineTVPR), contemplados pelo edital do Ministério da Cultura para Longas Metragens de Baixo Orçamento, agradeceram nesta terça-feira (6) o apoio que receberam do Governo do Paraná. Adriano Esturilho, Bruno de Oliveira, Fábio Allon, Aly Muritiba e Diego Florentino conquistaram o prêmio de R$ 1 milhão para filmar seu primeiro longa metragem. “Devemos enormemente esta conquista à Escola de Cinema. O projeto só pode ser idealizado com o apoio que tivemos. Ações como a criação da CineTVPR e do Festival de Cinema incentivam a criação de um pólo cinematográfico aqui no Paraná. Somos muito gratos por tudo. Temos muitos talentos que merecem espaço. Temos a consciência de que não chegamos aqui sozinhos, é um prêmio de todos”, afirma Aly Muritiba. O concurso para Longas Metragens do Ministério da Cultura teve inscritos 127 projetos de todo o País. Apenas cinco foram contemplados pelo prêmio. “Nosso trabalho foi o único ganhador da região Sul do Brasil. O concurso foi dividido em três fases. Na última, tivemos uma defesa oral de nosso projeto em Brasília, com nove jurados analisando a ideia. Grandes nomes do cinema concorreram conosco. Nosso projeto foi aprovado por unanimidade”, conta Muritiba. “A nova geração de cineastas que nasce no Paraná aprendeu desde cedo que é cooperando que se faz cinema. O nosso diferencial é ter um projeto coletivo. Somos uma equipe de cinco diretores que há dois anos trabalha na concepção deste longa metragem. A escola já afirmou que continuará sendo nossa parceira durante a produção do filme”, diz Aly Muritiba. O longa-metragem “Circular” vai contar a história de cinco personagens cujas vidas se cruzam dentro de um ônibus. Cada diretor escreveu a história de um dos personagens. As locações serão em Curitiba e as filmagens começam em 2010. Os cineastas explicaram que desde que ingressaram na CineTVPR foram inseridos no mercado de trabalho. “Este é um dos grandes e principais diferenciais da escola. Tivemos professores que atuam diretamente com cinema. Hoje sabemos como nos inserir na área. Nós não apenas pensamos cinema, nós fazemos cinema”, diz Esturilho. “No caso do cinema, a teoria e as técnicas são necessárias, mas mais que isso é necessária a prática. É o fazer que faz a diferença. Estes talentos que receberam o prêmio já se destacavam desde os primeiros anos da faculdade. Muritiba, por exemplo, foi um de meus alunos e me chamou a atenção pela sua competência. É um grupo qualificado e talentoso”, afirma a idealizadora e realizadora do Festival Paranaense de Cinema Brasileiro Latino, Ittala Nandi. A CineTVPR foi criada em 2005 pelo governador Roberto Requião. A escola está localizada no antigo parque Castelo Branco, em Pinhais, e oferece o curso de bacharelado em Cinema e Vídeo, gratuitamente, com a duração de quatro anos. A primeira turma se formou em 2009. A estrutura da unidade oferece um laboratório de edição de vídeo, equipamentos de última geração para o processamento de imagens, uma grua eletrônica de cinco metros, um travelling e um estúdio de TV com três câmeras com teleprompter.