Organizada pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar), inicia nesta quarta-feira (20), em Foz do Iguaçu, a 107ª reunião do Conselho de Associados da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Tecnologia de Informação e Comunicação (ABEP). O encontro reunirá representantes de 26 entidades governamentais para a discussão do planejamento estratégico da Associação, eleição do vice-presidente executivo e definição de proposta de comunicação.
Segundo o vice-presidente de gestão da ABEP e presidente da Celepar, Vanderlei Iensen, além de assuntos internos, como a modernização da gestão, a reunião servirá para a entidade firmar posição em relação a inúmeros temas que estão na pauta da informática pública, entre eles o projeto de lei sobre crimes na internet, em tramitação no Congresso Nacional, que terá impacto sobre as empresas estaduais de informática provedoras de acesso à internet.
Para o presidente da Celepar, a reunião de Foz do Iguaçu também é um boa oportunidade para as empresas estaduais encaminharem acordos de cooperação para o desenvolvimento de soluções comuns na área da tecnologia da informação.
Iensen adiantou que vai propor a criação de um catálogo temático das soluções e das demandas existentes e disponibilizá-lo a todas as afiliadas para estimular sua aplicação. “A falta de compartilhamento leva ao desenvolvimento de soluções semelhantes pelas unidades federativas, numa multiplicação desnecessária de esforços e recursos públicos”, afirmou. Iensen destacou a suíte de comunicação Expresso como modelo de desenvolvimento compartilhado.
Essa solução de e-groupware foi desenvolvida pela Celepar que, desde 2003, utiliza a ferramenta como correio eletrônico oficial do Governo do Paraná. Solução completa de e-mail, catálogo, agenda, gerenciador de fluxo de trabalho, o Expresso também possui mensageiro instantâneo e em breve será integrado por um sistema de voz sobre IP. Além do governo paranaense, vários estados e o Governo Federal também utilizam o Expresso, em torno do qual foram formadas quase 100 comunidades de usuários e desenvolvedores.
A reunião da ABEP será realizada no Parque tecnológico de Itaipu (PTI), localizado dentro da própria usina hidrelétrica. A abertura oficial do evento está marcada para as 9h de quinta-feira (21), com a presença dos diretores-presidentes de Itaipu, Jorge Samek, do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Mazoni, da ABEP, Joaquim José Fernanades da Costa Júnior, e da Celepar, Vanderlei Iensen.
Diretores de entidades de informática realizam encontro em Foz do Iguaçu
O encontro reunirá nesta quarta-feira (20) representantes de 26 entidades governamentais para a discussão do planejamento estratégico da Associação
Publicação
19/05/2009 - 17:20
19/05/2009 - 17:20
Editoria