Diretor-presidente do Tecpar visita produtores de cachaça de Morretes

Visita teve o objetivo de conscientizar os produtores para melhorar a qualidade da cachaça, atendendo aos requisitos do Ministério da Agricultura
Publicação
25/03/2010 - 14:50

Confira o áudio desta notícia

O diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Aldair Rizzi, a convite da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar), esteve no município de Morretes, no Cine Teatro, para conversar com os produtores de cachaça da região. A visita teve o objetivo de conscientizar os produtores sobre a necessidade de melhorar a qualidade da cachaça produzida, atendendo aos requisitos de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Acompanharam Aldair Rizzi o diretor-técnico do instituto, Bill Jorge Costa, a gerente da Divisão de Certificação, Tânia Maria Mello de Carvalho, o gerente da Divisão de Análises e Ensaios Tecnológicos, Ladislau Nelson Zempulski, o técnico Eurico Ferreira e o diretor da Fafipar Antônio Alpendre.
A iniciativa faz parte do Programa Universidade Sem Fronteiras da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que visa beneficiar os produtores com indicação geográfica dos produtos da região, garantindo sua qualidade e características regionais.
O Tecpar fará, gratuitamente, todas as análises necessárias para adequação da cachaça. “O Tecpar, a Fafipar e a Secretaria acreditam em vocês, produtores. Essa união vai melhorar seu produto, visando à certificação num futuro próximo e, posteriormente, à exportação”, afirmou Rizzi.
Marcel Duszczak, produtor e dono da cachaçaria Engenho Novo, afirmou que há muito tempo a região lutava para melhorar sua produção: “Agora, com a ajuda de vocês, vamos ter o prazer de colocar um certificado na nossa parede e afirmar que o nosso processo é certo e adequado”.

GALERIA DE IMAGENS