O diretor-superintendente do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), Luiz Malucelli Neto, participou nesta quarta-feira (27) em Brasília de duas importantes reuniões para trazer mais investimentos em pesquisa no Paraná. “O Lactec está buscando, sob a orientação do governador Requião, estabelecer parcerias sólidas com grandes empresas de diversos setores no Brasil e no exterior para amparar os projetos paranaenses de desenvolvimento. O suporte do Governo Federal é uma das metas do instituto”, diz Luiz Malucelli.
Em um encontro com o secretário de energia elétrica do Ministério de Minas e Energias, Ronaldo Schuck, foi apresentada a proposta de ampliação e modernização do Laboratório de Alta Tensão do Instituto. A segunda reunião, com o ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, reforçou o desejo das duas partes por uma parceria para capacitação do Laboratório de Emissões Veiculares (Leme) que, com isso, será o único do Sul do País adequado às novas normas nacionais de dispersão de combustíveis poluentes.
Os recursos que podem ser investidos pelo Ministério de Minas e Energias no laboratório de energia elétrica chegam a R$ 20 milhões. O projeto, que já está sendo desenvolvido pelo instituto, visa repor e modernizar equipamentos. “O Lactec tem um nome consistente no mercado elétrico nacional, amparado na qualidade de seus projetos e serviços de responsabilidade. A boa recepção do secretário nos credencia a desenvolver um projeto para essa meta, já com a perspectiva de bons resultados”, afirma Luiz Malucelli.
O diretor explica que o Instituto tem hoje contratos com aproximadamente 30 concessionárias de energia elétrica do País e este aporte para modernização e ampliação da capacidade do Laboratório de Alta Tensão melhoraria os serviços prestados pelo Lactec.
O projeto de capacitação do Laboratório de Emissões Veiculares tem custo de R$ 8,5 milhões para total adequação à Resolução Conama 315, conjunto de normas que vai estabelecer, a partir de 2009, níveis mais baixos para a quantidade de poluentes que podem ser lançados na atmosfera por veículos de grande porte. “O Lactec tem hoje o mais moderno laboratório para realizar estudos sobre emissões e um corpo técnico altamente especializado. Essas condições nos dão as características necessárias para que o projeto receba o suporte federal. Isto é muito importante para pesquisa e o desenvolvimento nacional”, diz Malucelli.
Diretor do Lactec apresenta em Brasília novas possibilidades para a pesquisa paranaense
Instituição quer apoio federal para modernizar o Laboratório de Alta Tensão e o Laboratório de Emissões Veiculares
Publicação
28/08/2008 - 15:10
28/08/2008 - 15:10
Editoria