O volume de chuvas da madrugada desta quarta-feira (23) fez com que a estação de bombeamento, construída pela Cohapar na Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo (Região Metropolitana de Curitiba), fosse acionada para evitar alagamentos na área onde moram duas mil famílias. O equipamento funcionou das 5h às 15h30.
A instalação da bomba foi uma das obras do Governo do Paraná, que transformou a antiga favela da Grande Curitiba em um novo bairro. As cheias eram o maior problema da Vila Zumbi até a construção do dique de contenção. Apesar das obras de drenagem e terraplenagem realizadas na área, as casas da vila ficam abaixo do nível do Rio Palmital, afluente do Rio Iguaçu.
Esta foi a segunda vez que a estação teve a bomba acionada para vazão, já que as águas alcançaram o nível de alerta para cheias. “Paramos o bombeamento depois 10 horas de trabalho, mas como o nível do Rio Palmital está no limite, a estação poderá voltar a funcionar a qualquer momento”, disse Adair Trajano da Silva, morador e colaborador do escritório da Cohapar, na Vila Zumbi.
De acordo com o Simepar, choveu 60 milímetros na madrugada, o equivalente a mais de 50% da média registrada para setembro (115 milímetros). Em Curitiba o índice de precipitação nos 23 dias de setembro alcançou a 220 milímetros, o dobro da média verificada pelo Simepar neste mês.
Dique salva Vila Zumbi dos Palmares de alagamento
Equipamento foi construído pela Cohapar na transformação da área de invasão em Colombo (RMC) em um novo bairro
Publicação
23/09/2009 - 17:01
23/09/2009 - 17:01
Editoria