Diplomatas japoneses deixam missão no PR

O governador Orlando Pessuti reuniu-se nesta terça-feira (3), no Palácio das Araucárias, em Curitiba, com Ken Shimanouchi e Soichi Sato, embaixador e cônsul-geral do Japão
Publicação
03/08/2010 - 15:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Orlando Pessuti reuniu-se com Ken Shimanouchi e Soichi Sato, embaixador e o cônsul-geral do Japão, nesta terça-feira (3), no Palácio das Araucárias. Ambos vieram agradecer a receptividade brasileira e se despedir do governador, pois estão prestes a retornar ao Japão. “Temos uma grande relação de amizade e de trabalho com eles, pois o Paraná tem a segunda maior população de descendentes japoneses no Brasil”, disse Pessuti. . “Estes imigrantes foram decisivos na colonização das regiões norte e noroeste do nosso Estado”, enfatizou.
O embaixador Shimanouchi, que está de partida no início de setembro, disse que está se aposentando e que permaneceu os últimos quatro anos em nosso país. “Foram ótimos anos para as relações bilaterais, nos quais tivemos um expressivo aumento na área econômica e no comércio”, disse. De acordo com ele, esta tendência positiva continuará nos próximos anos, pois o Brasil apresentará muitas oportunidades especialmente por sediar a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.
O cônsul-geral Sato, que deixa o Brasil nesta sexta-feira (5), contou que se apresentará ao governo japonês onde aguardará sua próxima missão. “Estou aqui há pouco mais de três anos e com o apoio do governo paranaense pudemos cumprir nossa missão de estreitar os laços de amizade entre o Paraná e o Japão”, disse.
Pessuti salientou as boas relações que o Paraná tem com algumas províncias japonesas e lembrou das comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil, que culminaram com a visita do príncipe Naruhito, em junho de 2008.

GALERIA DE IMAGENS