Diogo Silva, medalha de ouro no taekwondo nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, é a grande atração do curso sobre a modalidade que será realizado neste sábado (5), no Campus da Paraná Esporte, em Curitiba. Entre atletas e professores são esperadas aproximadamente 200 pessoas, que receberão certificados de participação, após as atividades das 9h30 às 12h e das 14 às 17h. O curso de taekwondo é uma promoção da Paraná Esporte, Federação Paranaense de Taekwondo (FPT) e Conselho Regional de Educação Física (Cref).
Além de Diogo Silva, outro destaque é o técnico da seleção brasileira de taekwondo, Fernando Madureira, atual presidente da FPT. Madureira, que é de Londrina, vai falar sobre o planejamento para formar atletas. “Vou mostrar os sistemas teóricos e práticos na formação do atleta. E ninguém melhor que o Diogo Silva para ajudar nesse papel, relatando o trabalho que o fez campeão”, adianta o técnico da seleção. “Esse curso é sobre competição, mas estamos oferecendo também aulas para formação de profissionais de taekwondo em todas as regiões do Estado”, informa Madureira.
Como presidente da Federação e técnico da seleção, Fernando recomenda aos interessados em praticar a modalidade que procurem academias com professores filiados ao Cref. “Ao buscar esses profissionais, os alunos estarão preservando a saúde, porque um treinamento sem a orientação correta pode causar sérias lesões físicas”, orienta.
Diogo Silva, que treina em Londrina, onde fez a preparação para o Pan de 2007 com o professor Fernando Madureira, foi o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha no taekwondo em jogos Pan-americanos. Em Santo Domingo, em 2003, ele conquistou a medalha de bronze. Antes disso, Diogo havia conquistado outro bronze, no Mundial Júnior, em 1998. Em 2001, ficou em nono lugar no Mundial Adulto.