O Diário Oficial do Estado terá todo o seu conteúdo disponível na internet até janeiro de 2008. Decreto assinado pelo governador Roberto Requião nesta sexta-feira (31) estabelece um cronograma de migração gradual para a versão eletrônica, que vai substituir a circulação impressa definitivamente no fim de dezembro.
A medida torna mais ágil e econômica a consulta ao Diário, sem prejudicar sua finalidade, uma vez que a nova versão terá controle de segurança, como assinatura digital para conteúdo e autenticação mecânica aos os interessados em obter a versão impressa do consultado na Internet.
“Do envio do conteúdo para publicação até a consulta, todo processo ficará mais ágil e econômico”, afirma o secretário chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro. Ele esclarece que haverá uma certificação digital do conteúdo enviado para publicação e uma certificação mecânica para o diário virtual impresso.
“O usuário interessado em ter uma versão impressa certificada poderá obtê-la nas Secretarias estaduais e órgãos da administração indireta que vão desempenhar a função de autoridade certificadora”, acrescenta Iatauro.
Consultar números anteriores também vai ficar mais fácil com o aumento do banco de dados e os novos mecanismos de busca. O endereço eletrônico do Diário Oficial será o mesmo do atualmente ocupado pela Imprensa Oficial - www.dioe.pr.gov.br - que já dispõe de mecanismos de pesquisa e toda implementação ficará à cargo da Companhia de Informática do Paraná (Celepar).
“A partir dessa mudança, o Departamento de Imprensa Oficial do Estado deixa de executar um serviço gráfico para se transformar em instrumento da Tecnologia da Informação inserido no século XXI”, resume o secretário para Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira.
No início da migração, os órgãos públicos ainda receberão a versão impressa em número reduzido. Atualmente, além do site da Imprensa Oficial, o site da Casa Civil do Governo do Estado - www.pr.gov.br/casacivil - oferece serviço de busca para legislação. A pesquisa pode ser feita partir do número, data ou ato (decreto e lei).
Diário Oficial do Estado passa a ser eletrônico a partir de 2008
Circulação da versão impressa será substituída gradativamente pela publicação na internet, que poderá ser impressa pelo usuário e certificada
Publicação
31/08/2007 - 15:41
31/08/2007 - 15:41
Editoria