A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento vem executando diversas ações para fortalecer a cadeia produtiva de leite no Paraná, com uma atenção especial para inclusão da atividade nas propriedades da agricultura familiar. A pecuária leiteira é considerada fundamental para a sobrevivência dos pequenos agricultores porque proporciona uma renda mensal importante na propriedade.
Nesta segunda-feira (13), o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, recebeu do diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Carlos Manuel dos Santos, a publicação contendo o diagnóstico da atividade leiteira do Paraná. Esse estudo será uma base técnico-científica para fortalecer ainda mais o programa de leite no Estado, disse Bianchini.
Manuel dos Santos estava acompanhado da diretora do Ipardes, Maria Lucia de Paula Urban, e dos técnicos do Ipardes Paulo Wavruk, Marisa Sugamosto. Também estavam presentes o coordenador de planejamento da cadeia produtiva do leite, Newton Pohl Ribas e o representante da Emater Luiz Augusto Pfau.
Com esse trabalho fica mais fácil focar o trabalho a campo para enfrentar os desafios colocados no diagnóstico do Ipardes, disse Bianchini. “Ele será muito importante para o Estado avançar com a política de crédito e a presença da assistência técnica para fortalecer a produção nas propriedades da agricultura familiar”, afirmou.
Para o secretário, o diagnóstico vai ajudar o Paraná a avançar na liderança da produção de leite. A intenção é consolidar a atividade nas propriedades com volume de produção entre 50 a 200 litros de leite por dia, porque ela oferece uma renda importante a partir de R$ 1.000,00 a R$ 1.500,00. “Essa renda tem segurado os jovens no meio rural porque ela é superior à obtida na periferia das grandes cidades”, avaliou Bianchini.
Além das ações já executadas em apoio à pecuária leiteira no Paraná nos últimos anos, Bianchini disse que mais medidas estão a caminho para o fortalecimento ainda maior da atividade. Segundo ele, o governador Roberto Requião já deu autorização para dobrar a compra de leite in natura para a merenda escolar e compras institucionais do governo. “O volume de compras irá surpreender e certamente será um incremento em toda a cadeia produtiva”, avisou.
Bianchini destacou que faz uma leitura positiva do diagnóstico do Ipardes, apesar dos desafios que apresenta. Ele citou a melhoria das condições de vida na propriedade leiteira. Segundo o estudo, quase a totalidade dos produtores tem casa própria, água encanada, luz, o que mostra o avanço das condições sociais da Agricultura Familiar proporcionada pela pecuária leiteira.
“Entre as constatações do estudo de que cerca de 50% dos produtores têm mais de 50 anos, a gente faz a leitura inversa”, diz Bianchini. Ou seja 50% dos produtores têm menos de 50 anos, uma demonstração que vem vindo uma população jovem na pecuária de leite. Independente das questões de idade a realidade de hoje é a existência de políticas de crédito que incentivam o uso da ordenhadeira mecânica, o trator solidário, resfriadores, enfim a melhoria das instalações para aumentar a produtividade e humanizar o trabalho. “As políticas de apoio à Agricultura Familiar no Paraná são fundamentais para dar um padrão mais humano na pequena propriedade”, disse Bianchini.
TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO - Com a ascensão da produção de leite no Estado, o governo optou por incentivar a tecnologia de produção na pequena propriedade da Agricultura Familiar. A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento está investindo na capacitação dos produtores e técnicos que trabalham com assistência técnica nas propriedades e nos laticínios.
Quase 300 pessoas entre produtores e técnicos de nível médio e de nível superior já foram treinados e a expectativa é treinar mais 500 técnicos até o final de 2010. O próximo passo é treinar e capacitar os técnicos que trabalham nos laticínios fornecedores do programa Leite das Crianças, disse o coordenador Newton Pohl Ribas.
Diagnóstico do Ipardes facilita avanço da pecuária leiteira no Paraná
O secretário da Agricultura, Valter Bianchini, recebeu do diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Carlos Manuel dos Santos, a publicação contendo o diagnóstico da atividade leiteira do Paraná
Publicação
13/04/2009 - 16:10
13/04/2009 - 16:10
Editoria