Dia histórico marca início do curso de Medicina na UEPG

Implantação do curso remonta à criação da própria universidade, instituição a qual estava incorporada a Faculdade de Ciências Médicas, em 1969
20/07/2009 - 18:12
O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professor João Carlos Gomes, abriu desta segunda-feira (20) as atividades do curso de Medicina com a recepção dos alunos que compõem a primeira turma. Ao apresentar aos estudantes e professores dados sobre infraestrutura, divisão administrativa, corpo de funcionários e investimentos nos últimos anos, João Carlos ressaltou o significado histórico da implantação do curso pelo governo Roberto Requião. “No ano em que a universidade completa seus 40 anos, o curso de Medicina vem coroar todo um esforço, tanto do governo estadual quanto dos nossos professores, para fazer com que a UEPG desponte com mais um curso de excelência entre suas opções de graduação”, disse o reitor. Ao falar aos alunos e professores do curso, João Carlos Gomes relembrou a luta pela implantação do curso, que remonta à criação da própria UEPG, instituição a qual estava incorporada a Faculdade de Ciências Médicas, em 1969. “Não só espero, como tenho certeza, tanto pela qualificação dos professores como pelo potencial dos alunos, que teremos um curso com qualidade igual ou até superior à maioria dos cursos da UEPG”, destacou o professor. A programação do “Dia de Integração do Calouro” ainda teve participações da pró-reitora de Graduação, Graciete Tozetto Góes, e da responsável pela Coordenadoria de Auxílio e Orientação ao Estudante (CAOE), professora Jussara Carmencita Gomes Lichacovski. Coordenador do curso de Medicina da UEPG, o professor César Roberto Busato foi o responsável pela apresentação do corpo docente e da matriz curricular do curso. Com especial preocupação em atender as novas diretrizes do Ministério da Educação (MEC) para a formação médica, o curso de Medicina da UEPG oferecerá um método de ensino generalista, capaz de preparar os novos profissionais para o amplo mercado de trabalho. “O formando sairá daqui com uma visão geral da profissão, podendo se especializar na área que desejar”, afirmou o professor Roberto Busato, que também promoveu junto aos professores Marcelo Derbli Schafranski e Valéria Andrecioli Orsato uma discussão sobre orientação de práticas da saúde. Durante a aula inaugural do curso, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre Anatomia, tema sobre o qual discorreu o professor Acelino Bueno Filho, docente aposentado pela UEPG após 43 anos de carreira. Uma visita aos laboratórios do centro anatômico do curso deu continuidade à programação, que ainda foi complementada com um trabalho de sensibilização e contextualização metodológica feito pela professora Neuza Helena Postiglione Mansani. A participação do médico Henrique Rêgo, que participou de estágio com o médico norte-americano Hunter “Patch” Adams e desenvolve a chamada terapia do amor em hospitais de São Paulo, complementou a programação dos novos acadêmicos. HISTÓRICO - De acordo com o texto do Decreto Nº. 3.196, assinado em 11 de agosto pelo governador Roberto Requião, a UEPG foi autorizada a implantar o curso de Medicina, no campus de Uvaranas. O curso tem regime de período integral, com duração de seis anos e carga horária total de 8.540 horas. As 40 vagas disponibilizadas serão distribuídas entre o Vestibular de Verão (30 vagas) e o Processo Seletivo Seriado/PSS (10 vagas). O novo decreto assinado em agosto de 2008 revogava o de Nº. 1.247, que suspendeu as atividades do curso em 2003. Só o Hospital Regional, que já está em fase de acabamento, recebeu investimentos de R$ 32 milhões, entre obras e equipamentos. Para o funcionamento do curso, serão 24 laboratórios, dos quais 19 estão prontos. A previsão atual é de que, no decorrer dos seis anos em que a primeira turma será formada, R$ 12 milhões serão investidos. Os recursos serão aplicados em despesas como atualização da biblioteca - cujas obras da primeira série já estão todas compradas -, material de custeio e pessoal. Ao final dos seis anos da primeira formação, 95 novos professores serão contratados para trabalhar diretamente com o curso.