O Procon-PR vai celebrar o “Dia Internacional do Consumidor” com a realização de uma feira de serviços para atender a população de Curitiba. A comemoração será na segunda-feira (17), na Boca Maldita, e terá como parceiros a Agência Nacional de Saúde (ANS), Copel, Detran, Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) e Sanepar.
O Dia do Consumidor, 15 de março, este ano cai no sábado, por isso a opção foi a de comemorar em data útil, na segunda-feira. “Isso possibilitará um número maior de atendimentos, com orientações a respeito de assuntos de consumo e das áreas de atuação dos parceiros na feira de serviços”, explica a coordenadora do órgão, Ivanira Gavião Pinheiro,
As atividades têm início às 9 horas e se estendem até às 17 horas, com técnicos e funcionários esclarecendo dúvidas dos consumidores e usuários sobre direitos e deveres e orientando para a resolução dos diversos problemas. Serão distribuídas cartilhas sobre consumo e exemplares do Código de Defesa do Consumidor. A Banda da Polícia Militar se apresentará no local às 11 horas.
À tarde, no Palácio das Araucárias, serão empossados os membros titulares e suplentes do Conselho Gestor do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor. O Conselho é responsável por gerir os recursos financeiros das multas aplicadas pelo Procon a fornecedores que infringiram o Código de Defesa do Consumidor.
No ano passado, o Procon/PR bateu o recorde de atendimentos desde a sua criação, em 1991, com mais de 160 mil registros. Este número inclui orientações e reclamações por telefone, pessoalmente, carta, internet e também consultas de cadastro, além de informações “extra-Procon” (direcionando o cidadão às áreas que não se referem a consumo).
Os problemas mais reclamados pela população no ano foram: telefonia fixa, bancos, equipamento telefônico, financeiras, telefonia celular, compra e venda de veículos e cartão de crédito.
O atendimento pessoal será normal, das 9 às 17 horas, na sede do Procon-PR, Alameda Cabral, 184, esquina com a Rua Cruz Machado, Centro, Curitiba; bem como o atendimento telefônico pelo 0800-41-1512, das 8h30min às 18 horas.