Consumidores que tiveram algum problema em relação a produtos ou serviços participaram nesta segunda-feira (15) na sede do Procon, em Curitiba, do 2º Mutirão de Audiências para solucionar pendências por meio de acordos. Cerca de 1.300 audiências serão realizadas até o próximo dia 26.
O coordenador estadual Algaci Túlio espera que, a exemplo do mutirão realizado ano passado, em que 67% dos processos administrativos tiveram solução, o quadro atual seja também positivo.
“É o que aguardamos, pois a satisfação do consumidor com a solução para seu problema é uma das formas de o Procon-PR comemorar a passagem do Dia Internacional do Consumidor”, analisa.
Criado em 23 de julho de 1991, no primeiro mandato do governador Roberto Requião, o Procon-PR atende diariamente em média 350 pessoas. O órgão é vinculado à Secretaria da Justiça e da Cidadania.
“No Procon, o cidadão tem à disposição uma estrutura logística e jurídica totalmente gratuita,” explica Túlio. “A única cobrança que se faz é a de que o consumidor deve ser respeitado”.
Programação - Para celebrar a data, além do Mutirão de Audiências, o Procon tem programadas diversas atividades até o dia 26 de março, quando uma ação de cunho orientativo à população, integrando diversos órgãos estaduais, encerrará as comemorações na Boca Maldita, em Curitiba..
Uma enquete para que o consumidor selecione quais as áreas em que se sente mais desrespeitado está na internet (www.pr.gov.br/proconpr) e um terminal no atendimento pessoal da Coordenadoria entre 9 e 17 horas, para que a população participe da votação. A totalização dos dados e a classificação das áreas têm visualização imediata.
A programação inclui também a integração de cinco Procons municipais (Ponta Grossa, Cascavel, Maringá, Londrina e Foz do Iguaçu) com a Coordenadoria Estadual, em sistema on-line, o que permitirá, além da formação de um banco de dados, maior rapidez na troca de informações e uniformização dos procedimentos adotados.
O “Procon Itinerante” vai funcionar com um veículo que circulará em diversos bairros de Curitiba e da Região Metropolitana e terá início nos próximos dias. O objetivo é orientar os consumidores com a distribuição de material educativo e cartilhas específicas.
O lançamento do Cadastro de Defesa do Consumidor de 2003 - que inclui todas as empresas com reclamações registradas no Procon-PR, bem como os processos que foram resolvidos e não resolvidos, e a realização de palestras sobre consumo em escolas, universidades, entidades de classe e associações de bairros - estão entre as atividades
O Procon atende de segunda à sexta-feira pelo 0800-41-1512, das 8h30 às 18 horas, e pessoalmente, à Rua Francisco Torres, 253, Centro, Curitiba, das 9 às 17 horas.