Dia da Vitória é comemorado no Museu do Expedicionário

Celebração será nesta sexta-feira, em Curitiba
Publicação
04/05/2010 - 12:10
Editoria
A Legião Paranaense do Expedicionário comemora nesta sexta-feira (07), às 10h, no Museu do Expedicionário, os 65 anos da vitória aliada na 2ª Guerra Mundial. Estarão presentes no Dia da Vitória 30 paranaenses que lutaram, além da presidente da LPE, sua diretoria, funcionários, associados e toda a comunidade.
Como forma de homenagear os 28 paranaenses que pereceram no conflito, o monumento histórico em homenagem aos pracinhas será coroado com flores. Nesta data ainda haverá condecorações civis e militares aos que prestaram serviços relevantes à comunidade.
Os expedicionários representaram o Brasil na 2ª Guerra Mundial. No dia 08 de maio de 1945, os alemães se rendiam com a ajuda da Força Expedicionária Brasileira, do qual 1.542 pracinhas eram paranaenses. Desses, 28 não voltaram, dentre eles o sargento Max Wolf, morto em 12 de abril de 1945.
Ao retornarem, como heróis, necessitavam reivindicar direitos e compartilhar seus ideais de civismo e solidariedade. Assim, unindo esforços, inauguraram a Casa do Expedicionário, em 15 de novembro de 1951, que prestava auxílio para a legião paranaense do expedicionário. Posteriormente, na década de 80, o espaço abre suas portas e passa a atender o público como museu. O edifício que leva a assinatura do engenheiro Euro Brandão está situado na Praça do Expedicionário, no Alto da Rua XV de Novembro.
Dotado de um rico acervo, o Museu do Expedicionário revela e ilustra, de forma didática, a participação dos soldados do Brasil no último conflito mundial. Fotografias, filmes, mapas, uniformes, armas, livros e ilustrações referentes à colaboração brasileira na 2ª Guerra Mundial, por meio da Força Expedicionária Brasileira, Força Aérea Brasileira e da Marinha de Guerra do Brasil compõem o acervo do espaço. Outras peças e documentos cedidos pelas Nações também envolvidas no confronto podem ser admirados, incluindo o vasto acervo que compõem a biblioteca do local.
Além da exposição permanente do acervo, o museu mantém um calendário de mostras itinerantes e organiza projetos educativos e visitas monitoradas solicitados por diversas escolas, com agendamento prévio. Desde a sua fundação, a casa promove todas as quartas-feiras reuniões dos expedicionários responsáveis pelo acompanhamento de escolares e pesquisadores, oferecendo cursos e palestras.
Serviço
65º Aniversário da Vitória Aliada na 2ª Guerra Mundial
Sexta-feira, dia 07, às 10 horas
Museu do Expedicionário - Praça do Expedicionário s/nº - Alto da XV
Entrada franca