Os moradores de Campina do Simão, município com pouco mais de 4,5 mil habitantes de vocação agropecuária na região centro-oeste do Estado, participaram nos dias 19 e 20 de junho do Dia da Cidadania. O programa tem a participação de órgãos estaduais e atende pessoas que residem nas localidades de baixo índice de desenvolvimento humano com serviços que variam da orientação para abertura de empresas e consultoria de negócios, à confecção de documentos ou um simples corte de cabelo.
A exemplo do Programa Paraná em Ação, promovido pela Secretaria de Relações com a Comunidade (SIRC), o Dia da Cidadania reúne serviços prestados por órgãos como o Sebrae, Secretaria do Trabalho, Sesi, Senai, Sesc, Faep e Celepar para o atendimento à população em um único dia.
Nesses dois dias, a Escola Vital Brasil se transformou no centro de atendimento onde foram atendidas pessoas em busca de orientações sobre seguro desemprego, carteiras de habilitação e de trabalho ou ainda para ouvirem palestras motivacionais de técnicos do Sebrae. Funcionários da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), orientaram sobre programas de computador de código aberto, os softwares livres e o acesso à internet e às páginas de serviços do governo.
Os professores e estudantes da Universidade do Centro-Oeste (Unicentro), deram informações sobre o uso racional de medicamentos, fisioterapia e coletas de exames preventivos. Os técnicos da Coordenação Regional de Apoio ao Uso de Tecnologias da Secretaria da Educação participaram para promover a capacitação dos professores nas novas tecnologias da informação e comunicação.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) orientou os produtores rurais sobre vegetação ciliar e instruções normativas sobre o leite e outros produtos. O Sesc organizou oficinas sobre pintura de rosto, materiais e brinquedos alternativos. O Sesi fez testes de visão e eletrocardiograma. O Senai e o Senac orientaram os jovens sobre as profissões disponíveis na indústria, comércio e serviços.
Para o coordenador de interiorização da Celepar, Valderi Pereira da Silva, eventos como o Dia da Cidadania e o Paraná em Ação têm grande importância na vida das pequenas comunidades. “Além da solução de pequenas demandas individuais estas ações abrem oportunidades de ações cooperadas para a realização de ações comuns”.