Dia Internacional do Idoso é comemorado nesta sexta-feira

Para marcar a data serão realizadas neste sábado em todo o Paraná atividades festivas e recreativas com o objetivo de promover a valorização do idoso
Publicação
30/09/2010 - 16:10

Confira o áudio desta notícia

O Conselho Estadual do Direitos do Idoso (Cedi/PR) promove neste sábado (02), em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Fórum Popular Permanente Pessoa Idosa, uma programação cultural em homenagem ao Dia Internacional do Idoso, na Biblioteca Pública do Paraná. O Dia do Idoso é lembrado em 01 de outubro.
Durante o evento haverá café da manhã, música, bate papo sobre os direitos do idoso e a exibição de filmes, como destaque para “Vovó vai ao mercado”, do cineastra paranaense, Milani.
Serão realizadas em todo o Paraná atividades festivas e recreativas como palestras; matinês; gincanas; missas e cultos; apresentações artísticas e culturais; atividades físicas; almoços de confraternização; entre outras. O objetivo é promover a valorização do idoso.
A Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social apoia e incentiva projetos e atividades em defesa do bem-estar do idoso. “Estão sendo realizadas atividades voltadas para a saúde, esporte e lazer em comemoração ao Dia do Idoso. A nossa preocupação é atender devidamente todos os idosos”, afirma o secretário Tércio Albuquerque.
Segundo o secretário, os eventos que estão sendo realizados em todo Paraná buscam conscientizar a população quanto à terceira idade. “É uma oportunidade para dar maior visibilidade sobre a realidade do idoso, que diz respeito a todos, mas muitas vezes passa despercebida”, frisou.
DISQUE IDOSO - Entre as políticas da Secretaria de apoio ao idoso está o Disque Idoso que presta atendimento telefônico sobre os direitos da terceira idade. O programa funciona gratuitamente das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, pelo telefone: 0800-410001.
De janeiro a setembro de 2010, o serviço recebeu mais de 3 mil ligações. Destas, 1.420 foram denúncias. Do total de denúncias 27% foram de negligência e abandono; 17% agressões verbais; 16% apropriação indevida (de dinheiro e bens); e 11% agressão física.
De acordo com a equipe que coordena o programa, ao receber a denúncia, anônima ou não, os atendentes do Disque Idoso a encaminham para os municípios. Uma assistente social se desloca até a casa do idoso e verifica se a denúncia procede. “O idoso tem o direito de negar mesmo se for verdade, por medo ou vergonha. Então a assistente presta atenção na situação. Se for verdade, conversa com os agressores sobre o estatuto do idoso e pede mudanças. Caso não haja, é encaminhado um processo ao Ministério Público, mas a intenção é uma reconciliação familiar, ensinar a família a entender e cuidas do idoso”, explica a coordenadora do Disque Idoso, Dulce Darolt.
HISTÓRIA - A celebração do Dia do Idoso foi estabelecida em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e tem como objetivo refletir a respeito da situação do idoso no país, seus direitos e dificuldades. Até o ano de 2006 esta data era celebrada no dia 27 de setembro, mas em função da criação do estatuto do idoso no dia 1º de outubro a comemoração foi transferido de data.
Serviço:
Data: 02 (sábado).
Hora: 9h às 12h.
Local: Biblioteca Pública do Paraná.
Endereço: Rua Cândido de Abreu. Curitiba.