O Procon-PR dá início nesta segunda-feira (15), dia internacional do consumidor, a uma série de atividades que serão desenvolvidas até o final do mês para lembrar a data. A comemoração começa com um mutirão para a resolução de cerca de 1.300 processos administrativos relativos a problemas ocorridos nas mais diversas áreas de consumo e que não tiveram solução amigável.
As comemorações serão encerradas no dia 26, na Boca Maldita, em Curitiba, com uma atividade de orientação à população, integrando diversos órgãos estaduais.
O anúncio do mutirão de audiências foi feito pelo coordenador Algaci Túlio, que enfatizou a determinação do secretário da Justiça e da Cidadania, Aldo Parzianello, no sentido de oferecer respostas rápidas às reclamações dos consumidores.
O mutirão acontece a partir das 9 horas, na sede da Coordenadoria, rua Francisco Torres, 253, Centro, Curitiba. A previsão é que 130 audiências de conciliação sejam realizadas diariamente e a expectativa é que sejam zerados os processos administrativos pendentes de solução.
Enquete - Uma enquete para que o consumidor selecione quais as áreas em se sente mais desrespeitado será disponibilizada na internet a partir desta segunda-feira (15), no endereço www.pr.gov.br/proconpr. Um terminal também estará no atendimento pessoal da Coordenadoria, onde, no período das 9 às 17 horas, a população poderá participar da enquete . A totalização dos dados e a classificação das áreas terá visualização imediata.
A programação da data inclui a integração de cinco Procons municipais (Ponta Grossa, Cascavel, Maringá, Londrina e Foz do Iguaçu) à Coordenadoria estadual, passando a atuar em sistema on-line, o que permitirá, além da formação de um banco de dados, maior rapidez na troca de informações e uniformização dos procedimentos adotados.
Também terá início nos próximos dias o projeto “Procon Itinerante”, com um veículo que circulará em diversos bairros de Curitiba e da Região Metropolitana, obedecendo a um calendário pré-definido, para orientar os consumidores dirimindo suas dúvidas e distribuindo material educativo e cartilhas específicas.
O lançamento do Cadastro de Defesa do Consumidor de 2003, onde constam todas as empresas com reclamações registradas no Procon-PR, bem como os processos resolvidos e não resolvidos, e a realização de palestras relativas ao Código de Defesa do Consumidor junto a escolas, universidades, entidades de classe e associações de bairros também estão entre as atividades a serem desenvolvidas.
O expediente será normal no Procon-PR neste dia 15 com os atendimentos pelo 0800-41-1512, no período das 8h30 às 18 horas, e pessoalmente, à Rua Francisco Torres, 253, Centro, Curitiba, das 9 às 17 horas.