O governador Roberto Requião e o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR), Marcelo Almeida, assinam na próxima terça-feira (22) um convênio para a sinalização viária de 18 municípios paranaenses. O investimento de R$ 3,1 milhões no projeto é mais uma das ações do programa “Mutirão Pela Vida”, que tem como objetivo reduzir o número de mortes em acidentes de trânsito no Paraná.
“A falta de sinalização adequada nas cidades é um dos motivos que provocam acidentes de trânsito”, diz Almeida. No entanto, para o diretor, não basta que as cidades sejam bem sinalizadas, o motorista precisa ter a consciência de que deve respeitar a sinalização. “Por esse motivo nós temos várias ações dentro do Mutirão Pela Vida e a educação para o trânsito é uma das mais importantes. Além disso, estamos investindo 30 milhões na recuperação de estradas em parceria com o DER”, completa.
Os municípios sinalizados serão: Colombo, Campina Grande do Sul, Guaratuba, Guarapuava, Apucarana, Cambará, Doutor Camargo, Faxinal, Pitanga, Ubiratã, Palmas, Coronel Vivida, Mangueirinha, Laranjeiras do Sul, Terra Roxa, São Miguel do Iguaçu, Planalto e Ampére. Todos receberão sinalização vertical e horizontal.
“Alguns dos municípios pequenos estão sendo contemplados por ter sinalização precária ou nenhuma sinalização e não ter recurso para investimento”, explica o coordenador da engenharia do Detran/PR, João Marcos Pereira. De acordo com ele, a previsão é sinalizar pelo menos mais 40 municípios nos próximos dois anos.
Os municípios elaboraram os projetos que passaram por avaliação e readequação de uma equipe de técnicos do Detran/PR. As próximas etapas serão a licitação, contratação das empresas e fiscalização da obras, o que será feito pelo Detran/PR.