O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) realiza nesta sexta-feira (31), às 14 horas, em Cascavel, o leilão de 885 veículos de 27 municípios. São 531 automóveis e 354 motocicletas apreendidas em blitze, que não foram recuperados pelos proprietários em função, principalmente, dos altos valores em impostos atrasados e multas de trânsito.
Participam do leilão veículos apreendidos nos pátios das cidades de Curitiba, União da Vitória, Pato Branco, Guarapuava, Cascavel, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Rio Negro, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Santa Izabel do Oeste, Toledo, Lapa, Clevelândia, Palmas, Barracão, Laranjeiras do Sul, São Mateus do Sul, Chopinzinho, Capanema, Quedas do Iguaçu, Santa Helena, Medianeira, Matelândia, Realeza e Mangueirinha.
A arrecadação mínima estimada pelo Detran/PR para este leilão é de R$ 146.660,00. Os valores obtidos com a venda dos veículos são usados para cobrir as despesas dos mesmos em impostos atrasados, multas não pagas e taxas de remoção e estadia nos pátios.
A presidente da Comissão de Leilão do Detran/PR, Sônia Cabral, explica que normalmente o valor obtido com a venda do veículo não é o suficiente para pagar esses débitos. Quando isso acontece, o proprietário do veículo é inscrito em dívida ativa e a cobrança dos valores é feita judicialmente.
Os veículos leiloados pelo Detran/PR são vendidos na condição de sucata, sem documentos, unicamente para reaproveitamento de peças. Só participam do leilão empresas de ferro-velho, cadastradas junto ao Detran/PR.
Por lei, o Detran/PR pode leiloar o veículo após 90 dias de permanência no pátio, mas os veículos leiloados têm mais de 120 dias de permanência. Com esse leilão, o Detran/PR reduzirá pela metade o número de veículos parados nos pátios desses municípios.
Leilão de veículos em Cascavel
Dia: Sexta-feira (31), às 14h
Local: 7ª Ciretran de Cascavel (Rua Galibis, s/n, Centro)