O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) promove nesta quinta-feira (14), em Apucarana, o Fórum de Trânsito Mutirão pela Vida. Este é o segundo de uma série de 20 encontros regionais que o Detran/PR realiza neste ano com o objetivo de mobilizar a sociedade paranaense para mudar a realidade do trânsito nas 399 cidades do Estado. O primeiro Fórum foi realizado em Campo Mourão, em março, e contou com a participação de 500 pessoas.
Os Fóruns fazem parte do Mutirão pela Vida, programa do Detran/PR de redução dos índices de mortalidade nos acidentes de trânsito no Paraná. O objetivo é reunir representantes dos setores público e privado de todos os municípios paranaenses. “Vamos iniciar um movimento coletivo de atenção ao trânsito, estimulando a participação cidadã na identificação dos problemas e na busca de soluções dentro do ambiente trânsito”, explicou o diretor geral do Detran/PR, Marcelo Almeida, idealizador dos Fóruns.
O Fórum de Trânsito Mutirão pela Vida pretende dar início ao processo de criação dos Conselhos Municipais de Trânsito, reunindo lideranças e autoridades comprometidas com a redução dos acidentes de trânsito e com a melhoria da qualidade de vida da sua população.
“Nosso primeiro desafio é o de sensibilizar as lideranças municipais para o assunto trânsito. Em seguida, queremos apresentar diversas possibilidades de atuação, como o desenvolvimento de atividades educativas e a criação de Conselhos Municipais de Trânsito”, afirmou Almeida.
Durante o Fórum, os participantes formarão Grupos Temáticos de acordo com as seguintes áreas de interesse: Educação para o Trânsito, Conselho Municipal de Trânsito, A Cidade e o Pedestre - Infra-estrutura de Tráfego, e Municipalização e Fiscalização. Em cada grupo, os participantes poderão aprofundar seus conhecimentos em trânsito para atuar de forma mais efetiva nos municípios.
O Fórum de Trânsito de Apucarana está sendo promovido em conjunto com a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi).
Blitz – O diretor geral do Detran/PR, Marcelo Almeida, aproveita a realização do Fórum de Trânsito Mutirão pela Vida para participar de uma blitz educativa que será realizada na Escola Municipal Vereador José Ramos de Oliveira.
Desde setembro de 2003, o Detran/PR realiza um projeto de blitze educativas em ruas e escolas de todo o Paraná. Nas escolas, as crianças aprendem as regras de trânsito e ganham um bloco de minimulta para fiscalizar o comportamento dos pais ao volante. O bloco de minimulta contém as onze infrações mais comuns no trânsito. De acordo com a gravidade da infração, o filho cobra um chocolate, uma bala ou um chiclete do pai. “Os filhos cobram mesmo dos pais que cometem infrações. É uma maneira de educarmos a criança e fazer com que o adulto mude seu comportamento no trânsito”, explicou Marcelo Almeida.
Na sexta-feira (15), Almeida também participa de uma blitz de rua com 15 jovens voluntários de Apucarana. A atividade faz parte do Dia Global do Voluntariado Jovem, que ocorre todo final de semana em Apucarana.
AGENDA
Dia 14/04 (quinta-feira)
Blitz Educativa Escola
Horário: 9h30
Local: Escola Municipal Vereador José Ramos de Oliveira
Endereço: Rua Domingos Sbompato, s/n – Distrito de Pirapó.
II Fórum de Trânsito Mutirão pela Vida
Horário: 14 horas
Local: ACEA – Associação Cultural e Esportiva de Apucarana
Endereço: Rua Irmã Eleotéria – s/n
Dia 15/04 (sexta-feira)
Blitz Educativa Rua
Horário: 10horas
Local: Av. Curitiba – ao lado da igreja matriz