Depois de um trimestre sem serviço de limpeza, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) contratou três empresas para fazer o serviço. A partir desta quarta-feira (10) as unidades do Detran/PR passam a contar com funcionários exclusivos para a faxina.
As empresas venceram a licitação e os novos contratos representam uma economia de 35% ao Detran/PR, além de atender as 96 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e mais quatro Postos de Atendimento. O custo mensal dos serviços de limpeza será de R$ 91.360,00. Pelo contrato anterior, encerrado em agosto deste ano, o Detran/PR gastava R$ 142.677,76 por mês e atendia apenas 80 Ciretrans e quatro Postos.
Faxina – A falta de serviço de limpeza nos últimos três meses foi conseqüência da atual política administrativa do órgão, que está reavaliando todos os contratos firmados em anos anteriores. “Optamos por não dar a continuidade ao contrato anterior, pelo prazo previsto em lei, pois estava com um custo elevado e não atendia todas as unidades do Detran/PR no interior do Estado”, afirmou o coordenador administrativo, Marcelo Belotti.
Participaram da licitação 26 empresas. As vencedoras foram a CDS, que atenderá Curitiba e Região Metropolitana; Acrópole, que prestará serviço nas regiões de Londrina, Maringá e Ponta Grossa; e a Tolimp, que atenderá as regiões de Foz do Iguaçu e Cascavel. A licitação foi dividida por região, em cinco lotes. “Nosso objetivo foi gerar oportunidade de emprego no interior do Estado”, explicou Belotti.
Durante o período em que o Detran/PR ficou sem o serviço, os funcionários foram os responsáveis pela limpeza de seus setores. “Nós nos dividíamos para limpar o setor depois do expediente. Agora vai ficar bem melhor. Vamos ter mais tempo para nos dedicar ao nosso trabalho”, contou assistente operacional do setor de multas, Maria das Graças Souza Gomes, que liderava os colegas para fazer faxina.