O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) envia nesta semana os primeiros avisos de vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), às residências dos condutores. A comunicação tem por objetivo reduzir o número de motoristas que esquecem de renovar o documento dentro do prazo legal.
A primeira remessa, que começa a ser entregue nesta quinta-feira (17), totaliza 30.077 motoristas, cujas habilitações vencem em até 35 dias. A comunicação leva em consideração o prazo legal para a renovação da carteira, que é de 30 dias a contar da data de vencimento.
A coordenadora de Habilitação do Detran/PR, Adriana Horokosky Duro, explica que a medida trará um benefício imediato aos condutores paranaenses. “O motorista que é flagrado dirigindo com a Carteira de Habilitação vencida paga multa de R$ 191,54 e recebe sete pontos na CNH, conforme previsto no artigo 162, do Código de Trânsito Brasileiro”, informa.
No Paraná, 25% dos condutores renovam a CNH após o prazo legal. A maioria (50%) renova até a data da validade e o restante (25%), entre a data da validade e 30 dias após. O motorista que entra com o processo de renovação após o vencimento da carteira não pode dirigir até receber o novo documento, que leva de cinco a sete dias para ser entregue ao usuário.
Esquecimento – Neiva Maria de Oliveira será uma das primeiras motoristas paranaenses a receber o aviso de vencimento da CNH. A validade da sua carteira expira em 4 de julho. Neiva, que já foi multada por dirigir com habilitação vencida, confessa que perderia novamente o prazo se não fosse o aviso do Detran/PR. “Já fiquei mais de três anos com a CNH vencida e foi preciso uma blitz para me lembrar que era preciso fazer a renovação”, afirma.
Para o condutor Josemar Pires, que no ano passado perdeu o prazo para a renovar a habilitação, a comunicação do vencimento da CNH é uma excelente iniciativa, pois a habilitação é um documento que dificilmente é consultado pelos motoristas. “Só costumo lembrar da carteira de habilitação quando vejo uma blitz”, confessa. Pires só percebeu que a carteira estava vencida quando precisou utilizar um veículo da empresa em que trabalha e o documento teve que ser analisado.