A Companhia de Informática do Paraná (Celepar) já está com os 40 laptops que serão usados pela Polícia Militar para identificação on-line de veículos. Os computadores portáteis foram adquiridos pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) por R$ 165 mil e estão sendo adaptados para o serviço.
A Celepar é a responsável por instalar o software que será usado para a identificação dos veículos e por interligá-lo à base de dados do Detran e da Polícia Civil. "O software já está pronto. Agora só precisamos interligar os dados e fazer os testes", explicou o presidente da Celepar, Marcos Mazoni. A previsão é que até o fevereiro o novo sistema de identificação de veículos esteja em operação.
Blitze – Os computadores serão utilizados pela Polícia Militar em bloqueios policiais em Curitiba e Região Metropolitana para a identificação de veículos roubados, com placa clonada ou inexistente, com mandado de busca ou apreensão, e com IPVA e licenciamento atrasados. Depois interligação dos bancos de dados, bastará ao policial digitar o número da placa, para que a situação atualizada do veículo apareça na tela.
O novo sistema de identificação de veículos é similar ao que era usado pelo Consórcio Paraná Mais Seguro, firmado em janeiro de 2002. O contrato com a empresa foi rompido pelo Governo do Estado, oficialmente, em junho de 2003. Com esse cancelamento, em um ano o Paraná economizou aproximadamente R$ 6 milhões.