O Detran/PR realizou nesta sexta-feira (19) o primeiro treinamento com nove clínicas médicas e psicológicas que já se credenciaram para prestar serviços ao Departamento. As clínicas ficam nas cidades de Curitiba, Irati, União da Vitória, Toledo, Colorado, Laranjeiras do Sul, Cianorte e Londrina. Destas, seis ainda estão em fase de vistoria. Depois do treinamento, as clínicas estarão aptas a aplicar exames de sanidade física e mental e avaliação psicológica para primeira carteira de habilitação, renovação, mudança de categoria, exames para diretores de auto-escolas, examinadores e instrutores de trânsito, entre outros serviços.
Para a coordenadora de Habilitação do Detran, Maria Aparecida Farias, o credenciamento abre mercado de trabalho para os profissionais da área médica e psicológica especializados em trânsito. No Paraná, este setor vem acompanhando um crescimento de 30 mil veículos, em média, por mês. Já o número de condutores contabilizados em novembro chega a 3.830.855 em todo o Estado.
O diretor da primeira clínica a se credenciar, Cassio Olavo Carvalho, destaca que esta ação é positiva. “Além dos profissionais adquirirem experiência, o atendimento melhora a cada dia”, afirma. Clínicas de todo o Paraná ainda podem se credenciar. Para formalizar a solicitação, deve-se protocolar a documentação necessária, conforme portaria disponível na página do Detran/PR (www.detran.pr.gov.br), na avenida Victor Ferreira do Amaral 2.940, em Curitiba. É necessário que junto com a documentação a clínica ou instituição interessada anexe o comprovante de pagamento da taxa de credenciamento, pela apresentação da Guia de Recolhimento, que pode ser retirada também no site do Detran.
Esta portaria de credenciamento atende ao que está disposto na resolução 267/2008 do Conselho Nacional de Trânsito, que prevê os critérios de seleção das clínicas médicas e psicológicas e os exames a serem realizados por elas. Para mais informações sobre o edital pode-se mandar um e-mail para licitadetran@pr.gov.br.