A Operação Verão 2005 do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) foi encerrada, no Carnaval, com um saldo positivo. Desde o dia 17 de dezembro, quando a Operação teve início, cerca de 200 mil pessoas foram abordadas em ações educativas pelas equipes do Detran nas estradas, à beira-mar, em restaurantes, bares e supermercados do litoral e praias artificiais da Costa Oeste. Além disso, duas unidades móveis ficaram disponíveis diariamente nas praias de Guaratuba e Matinhos realizando consultas à população e renovando a carteira de habilitação de veranistas.
O Detran Móvel realizou mais de 15 mil atendimentos e renovou 500 carteiras de habilitação. A unidade também promoveu atividades educativas para as crianças. Elas brincaram de colorir e ganharam um quebra-cabeça com alertas para o uso do cinto de segurança, o respeito aos limites de velocidade e aos vizinhos, abaixando o volume do som do veículo.
Nos fins de semana, durante toda a temporada, equipes do Detran percorreram as areias do litoral e as praias da Costa Oeste, distribuindo para-sóis, porta documentos, sacolinhas de praia e sacos de lixo para o carro, todos com o tema geral da campanha “Para não morrer na praia, respeite o trânsito”.
Bares – À noite, os veranistas que freqüentavam bares, danceterias, restaurantes e supermercados foram surpreendidos por uma blitz diferente, que alertava para os perigos de dirigir embriagado. Um casal de atores começava a discutir porque o rapaz queria beber, mas estava dirigindo. A namorada só deixava ele beber depois de entregar as chaves do carro para ela.
Nos locais em que a blitz passou, a iniciativa foi aplaudida e muito bem aceita. “Essa ação é muito boa, pois atinge o público jovem”, comentou o estudante Fernando dos Santos. “É excelente, pois o consumo de álcool no litoral é um absurdo que causa vários acidentes”, complementa o servidor público Emerson Marçal Davanço.