O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) iniciou nesta semana projeto para aprimorar a formação dos policiais militares que atuam como agentes de trânsito no Paraná. As aulas e palestras do Projeto de Capacitação em Trânsito para Policiais Militares irão detalhar as novas metodologias de trabalho e reforçar as diretrizes a serem seguidas pelos agentes de trânsito. A ação é coordenada pela Assessoria Militar do Detran.
Um dos pontos principais do currículo são as relações humanas no atendimento de ocorrências e abordagens — em outras palavras, como o policial deve agir no atendimento ao público. “As abordagens devem ser realizadas de maneira a não constranger a população, mas sem jamais esquecer a segurança, que é o propósito do nosso trabalho”, diz o tenente coronel Irineu Ozires Cunha, comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), primeiro palestrante do projeto.
Os policiais também irão debater infrações administrativas e crimes de trânsito, resoluções e determinações do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), bem como novidades tecnológicas da área. Ainda serão reforçados os métodos de preenchimento de documentos, boletins de ocorrência e a apreensão e liberação de veículos. A finalidade é aprimorar os conhecimentos dos participantes.
O polêmico uso do etilômetro, aparelho usado para medir o nível de álcool no sangue, está entre os temas discutidos no curso. “Muitas vezes, os condutores se recusam a fazer o teste com o aparelho. Por isso, é importante saber como agir nestes casos, já que o teste é obrigatório em alguns tipos de acidentes”, diz o tenente Gilson de Mattos, que faz parte da coordenação do projeto.
Os convênios de que a Polícia Militar participa também estão na pauta. “Abordaremos o convênio com o Detran, que é parceiro da PM na batalha por construir um trânsito melhor. Este projeto conta com o total apoio do coronel David Antônio Pancotti, diretor-geral do Detran, que forneceu o espaço e contribui com o fornecimento do material utilizado nas aulas e palestras”, diz o capitão Alexandre Stange, coordenador do projeto, que cuja etapa curitibana foi realizada nesta quarta e quinta-feira (28 e 29), na sede do Detran.
No interior, as atividades prosseguem durante todo o ano de 2007. O 16.o Batalhão da PM, em Guarapuava, será sede do projeto nos dias 24 e 25 de abril. Nos dias 19 e 20 de junho, será a vez de Jacarezinho. No segundo semestre, o projeto desembarca em Londrina nos dias 24 e 25 de julho, e em Maringá, nos dias 21 e 22 de agosto. Foz do Iguaçu encerra o ciclo nos dias 25 e 26 de setembro.
“A Assessoria Militar do Detran será responsável, juntamente com o Comando das Unidades Operacionais da Polícia Militar, pela manutenção do projeto”, explica o capitão Stange. A manutenção prevê o acompanhamento da atuação dos participantes do curso e a realização de novos ciclos de palestras, para manter contínuo o aperfeiçoamento dos agentes de trânsito do Paraná.