O Detran/PR e o Batalhão de Polícia de Trânsito (Bptran) realizam, nesta sexta-feira (27), blitz educativa para lembrar o Dia do Motociclista e orientar esses condutores em relação às leis e regras de trânsito. A blitz será realizada, das 14h às 17h, na Avenida Marechal Floriano, Boqueirão, em Curitiba.
Para o diretor do Detran/PR, coronel David Antonio Pancotti, a data deve ser marcada com a conscientização dos motociclistas sobre seus deveres e direitos. “Todos que utilizam motocicletas ou motonetas, grupo no qual eu também me incluo, devem lembrar a data como um momento de reflexão sobre suas atitudes no trânsito, principalmente ao uso de equipamento de segurança”, diz Pancotti.
A preocupação do diretor do Detran/PR se justifica devido ao fato dos acidentes com motocicletas seguirem na contramão dos demais. Enquanto os acidentes com automóveis e camionetas tiveram redução de 4,9% de 2005 para 2006, os acidentes envolvendo motocicletas aumentaram 8,77%, no Paraná.
A blitz também vai orientar motociclistas em relação à resolução 203 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). De acordo com a resolução, que passa a vigorar a partir de 6 de agosto, os capacetes devem seguir padrões pré-estabelecidos como conter faixas refletivas e selo do Inmetro. “Vamos orientar os motociclistas sobre as medidas que visam garantir a segurança deles e demais usuários das vias. A intenção é comemorar este dia com a redução dos acidentes envolvendo motos”, afirma o assessor militar do Detran/PR e um dos coordenadores da blitz, capitão Alexandre Stange. “Acredito que o melhor presente a receber nesta data especial seria ter a felicidade de não registrar nenhum acidente envolvendo motociclistas”, completa Pancotti.