O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) realiza nesta quinta-feira, dia 14, o II Fórum de Trânsito Mutirão pela Vida, reunindo representantes dos 26 municípios que integram a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi). O encontro, coordenado pelo diretor-geral do Detran, Marcelo Almeida, será realizado na sede da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (ACEA), das 14 às 18 horas.
O Fórum faz parte do programa Mutirão pela Vida, lançado pelo Detran, em junho de 2003, com a meta de reduzir os índices de mortes nos acidentes de trânsito em todo o Paraná. O objetivo do evento é mobilizar a sociedade paranaense na busca de soluções para os problemas do trânsito nas cidades. Até o final do ano, serão realizados 20 encontros ao todo. “Iniciamos um movimento coletivo de atenção ao trânsito, estimulando a participação do cidadão na identificação dos problemas e na busca de soluções para os problemas do seu município. Cada cidade tem suas particularidades e só quem vive nela pode identificar as necessidades”, destaca Marcelo Almeida.
Durante os fóruns, os participantes dividem-se em quatro grupos temáticos: Educação para o Trânsito, Conselho Municipal de Trânsito, A Cidade e o Pedestre - Infra-estrutura de Tráfego e Municipalização e Fiscalização do Trânsito. Em cada grupo, os participantes aprofundam seus conhecimentos nas áreas específicas para poder atuar de forma mais efetiva nos municípios.
O Detran iniciou, em março, a realização dos Fóruns de Trânsito Mutirão pela Vida. O primeiro evento aconteceu em Campo Mourão, reunindo mais de 500 pessoas. Os encontros estão sendo organizados com o apoio das associações regionais de municípios. “Queremos promover um movimento coletivo de preservação de vidas. No último século, a cultura do trânsito esteve muito focada no automóvel. Só que o automóvel está matando muita gente. Temos que frear esse processo para seguir novos rumos, capazes de garantir um trânsito mais seguro para todos. Sabemos que é difícil, mas temos que começar uma mudança cultural no Paraná”, completa.
O diretor do Detran reconhece as dificuldades de se promover uma mudança cultural na sociedade. Ele sabe que as reuniões com os prefeitos e os Fóruns de Trânsito são insuficientes. “Sozinho, o Detran fará muito pouco. Por isso, estamos pedindo a parceria dos municípios”, observa.
Serviço: II Fórum de Trânsito Mutirão pela Vida
Data: 14/04/05 – quinta-feira
Horário: 14 horas
Local: ACEA – Associação Cultural e Esportiva de Apucarana, Rua Irmã Eleotéria – s/n.º.