Detentos auxiliam na conservação das rodovias estaduais do Paraná

Os detentos são acompanhados de agentes penitenciários e tem um dia de remissão de pena a cada três dias trabalhados, e receberem 75% de um salário mínimo
09/09/2010 - 17:50

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) tem como um dos seus objetivos disponibilizar uma malha rodoviária estadual com qualidade e segurança aos usuários. Um dos projetos do órgão é o “Caminho das Flores”, que alia integração ambiental à utilização das técnicas de paisagismo para auxiliar na manutenção e conservação das rodovias. Os trabalhos são executados com mão-de-obra dos detentos da Colônia Penal Agrícola de Piraquara (CPA) e contam com a supervisão dos profissionais da superintendência regional Leste do DER.
O projeto segue nos dias atuais por um termo de cooperação entre a Secretaria dos Transportes e a Secretaria da Justiça, através do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen). Algumas estradas da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), do Litoral e do Sul já receberam o paisagismo para facilitar a manutenção das faixas próximas às rodovias.
As rodovias que estão no projeto para receber os serviços são: PR-092, entre a Ponte Rio Barigui e Cerro Azul, a PR-410, da BR-116 até São João da Graciosa, a PR-415, da Ponte Rio Atuba até a região de Piraquara, a PR-417, ligando Curitiba, Colombo e Bacaetava, a PR-418, no entroncamento da BR-277 com a PR-092 e a PR-417, a PR-506, entroncamento da BR-277 ligando Piraquara, Quatro Barras e Campina Grande do Sul, a PR-509, de Colombo a Almirante Tamandaré e a PR-802, no acesso ao Parque Professor Newton Freire Maia.
Para a execução das melhorias, o DER fica responsável pela alimentação e pelo transporte dos detentos, além de providenciar os uniformes e equipamentos de segurança. Os trabalhadores são acompanhados de agentes penitenciários e tem um dia de remissão de pena a cada três dias trabalhados, e receberem 75% de um salário mínimo. Os outros 25% do valor são repassados ao fundo penitenciário.
O diretor-geral do DER, Milton Podolak Junior, disse que a experiência tem comprovado a relevância dessas atividades para a reintegração dos detentos à sociedade com qualificação profissional. “A conservação das rodovias sem prejuízos ao meio ambiente também está sendo efetuada com estudos dos técnicos especializados e que direcionam, por exemplo, as plantas adequadas para evitar a proliferação de mato e problemas no solo”, esclareceu Podolak.
Entre os trechos que já receberam as intervenções, foram citados pelo superintendente da Leste, Ricardo Martins de Barros, o Contorno Norte, onde também ocorreu a retirada de entulhos que poderiam entupir as bacias de contenção de produtos perigosos que existem ao longo da via, além da Rodovia dos Minérios (PR-092), entre Curitiba e Almirante Tamandaré e na Avenida João Leopoldo Jacomel (PR-415), que liga os municípios de Pinhais e Piraquara.
Ricardo Barros lembrou que a primeira experiência dos presidiários no trabalho de paisagismo aconteceu em 2006, quando o DER realizou obras de melhoria na rodovia entre Curitiba e Pinhais (PR-415) para receber os conferencistas do COP 8 e MOP 3, da Organização das Nações Unidas.
Até o final de 2010, os detentos da Colônia Penal de Piraquara continuam executando serviços nas rodovias da RMC. São grupos de 25 a 30 detentos que realizem trabalhos de conservação nas margens das rodovias e também de paisagismo e limpeza.
REGIÃO OESTE - Em 2009, duas rodovias da região de Cascavel receberam equipes formadas pelos Internos da Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC) para atuar na conservação de rodovias e na manutenção, com orientação da superintendência regional Oeste do DER. As intervenções aconteceram na PR-180, entre Juvinópolis e Boa Vista da Aparecida, na PR-486, entre Cascavel e Jotaesse e na PR-471, entre a BR-277 e Catanduvas.

BOX

Pedreira do Atuba revitalizada com o trabalho dos detentos

Os detentos da Colônia Penal Agrícola de Piraquara (CPA) também plantam várias mudas de araucária na área de 106 mil metros quadrados na antiga pedreira do DER, localizada no bairro do Atuba, em Curitiba. Os serviços fazem parte do projeto do DER de restabelecer a vegetação na pedreira desde 2007.
Segundo informações do biólogo do DER, Siumar Goetzke, hoje, a área está em avançado processo de recuperação. “Já foram eliminados quase todo o passivo da demolição do Fórum de Curitiba, o qual usamos para a drenagem da local, que está possibilitando o desenvolvimento de uma nova vegetação e ainda eliminando o problema de acúmulo de água”, explicou.
Siumar acrescentou que a atividade na pedreira do DER é uma ação integrada de diversas secretarias do Estado visando o plantio de 10 mil mudas por ano. Outras ações que o Departamento está desenvolvendo com foco no meio ambiente são: Curso de Proteção Ambiental do Meio Ambiente Rodoviário para os funcionários ligados à operação rodoviária, além de uma campanha em Almirante Tamandaré para a redução do lixo nas rodovias. “A proposta é criar uma conscientização na operação rodoviária sobre a necessidade da preservação ambiental”, finalizou.