Deputados conhecem detalhes da campanha “Vote Cataratas”

Campanha tem o objetivo de eleger as Cataratas do Iguaçu como uma das Sete Maravilhas da Natureza
Publicação
16/06/2009 - 17:28
Editoria
O deputado estadual Chico Noroeste; o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gonzalez; e o superintendente de Comunicação da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, apresentaram aos deputados estaduais paranaenses nesta terça-feira (16), na Assembleia Legislativa, os detalhes da campanha pela eleição das Cataratas do Iguaçu como uma das Sete Maravilhas da Natureza. “Estamos na reta final da segunda fase da campanha, que termina no dia 7 de julho. A campanha ganha corpo no Legislativo, entre os deputados e na TV Sinal, além de outros meios de comunicação e de divulgação”, disse o deputado Chico Noroeste, presidente da frente parlamentar que divulga a campanha no Paraná. A votação poderá ser feita no site www.votecataratas.com. Felipe Gonzalez disse que as Cataratas do Iguaçu já são reconhecidas mundialmente como um dos principais destinos turísticos do Brasil e que sua eleição representa mídia positiva e espontânea entre os países que enviam grande fluxo de turistas ao País. “Isso significa maior movimento, mais emprego e desenvolvimento para Foz do Iguaçu. A cidade, a cada ano, consolida a sua economia voltada ao turismo”, disse. Noroeste, Gonzalez e o deputado Dobrandino da Silva participaram da gravação do programa Urbanidade, da TV Sinal, que será exibido nesta quarta-feira (24), às 18h30, e reprisado na quinta-feira (25), às 12h30. A emissora do Legislativo já começou exibir os vídeos institucionais da campanha, de 30 segundos e de sete minutos de duração. MÍDIA POSITIVA - Piolla informou aos deputados que os vídeos institucionais, principalmente o de 30 segundos, são exibidos também pelas TVs abertas, como RPC, RIC TV, Rede Massa e TV Educativa. “A TV Paraná Educativa tem uma cobertura internacional, da Patagônia (Chile) ao Canadá. Também todas as TVs a cabo, terão à disposição o material em vídeo para campanha”, disse. Os vídeos serão exibidos ainda, disse Piolla, nos aeroportos Afonso Pena (Curitiba), Congonhas (São Paulo), Internacional (Foz do Iguaçu), Cataratas del Iguazu (Puerto Iguazu/Argentina) e Guarani (Ciudad del Este/Paraguai), além dos cinemas de Foz e do auditório do Centro de Recepção de Visitantes de Itaipu. QUIOSQUE - Nesta quinta-feira (18), será instalado um quiosque de votação no saguão de visitas da Assembleia Legislativa. “Já temos duas estagiárias que vão orientar como as pessoas podem votar na campanha. Mais de mil pessoas circulam por dia na Assembleia e é muito importante participar”, disse Noroeste. Quiosques da campanha estão sendo instalados em 12 locais de grande circulação de pessoas no País, entre eles a Câmara dos Deputados, em Brasília. Nesta semana os deputados vão receber um kit da campanha – cartazes, banners, folhetos, adesivos – para distribuição nas bases de atuação por todo Paraná. “Na maioria dos sites dos deputados já consta o link da campanha. O mesmo no site do Legislativo. Agradeço todos os deputados pelo empenho na campanha”, disse Chico Noroeste. ELEIÇÃO - As Cataratas do Iguaçu já figuram em terceiro lugar na categoria F — rios, lagos e quedas d’águas – na eleição, atrás apenas atrás do Lago Titicaca (Bolívia/Peru), e das Cataratas do Niágara (Canadá/EUA). O objetivo, segundo Felipe Gonzalez, é chegar ao primeiro lugar no dia 7 de julho, quando serão conhecidas as 77 finalistas. Na primeira fase, encerrada em 31 de dezembro do ano passado, foram classificados os 261 atrativos mais bem votados. Eles foram divididos em sete categorias: paisagens e formações de gelo; ilhas; montanhas e vulcões; cavernas, formações rochosas e vales; florestas, parques nacionais e reservas naturais; lagos, rios e quedas d’águas; e paisagens marítimas. Dessas sete categorias, as 11 atrações mais bem colocadas no dia 7 de julho passarão à próxima etapa - na categoria disputada pelas Cataratas do Iguaçu há 60 candidatos. As 77 atrações mais bem votadas serão analisadas por uma equipe de especialistas, que deverá escolher 21 finalistas. A grande final ocorrerá em 2011.