Demonstração de tai chi chuan abre exposição na Biblioteca

Professores e alunos da arte marcial se apresentam, nesta sexta-feira (7), a partir das 16h, no hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná
Publicação
06/05/2010 - 13:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Apreciadores de tai chi chuan podem conferir a demonstração de professores e alunos, nesta sexta-feira (7), a partir das 16h, no hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná. A performance, em diversos estilos, vai marcar a abertura da exposição “Tai chi chuan – saúde e qualidade de vida”. O fotógrafo e jornalista Levis Litz expõe 23 fotografias, tamanho 30x40 centímetros, de professores e alunos da arte marcial. Mais tarde, às 18h, o Cine Clube Annibal Requião abre a programação do mês com a exibição do filme “Escreveu seu nome a bala”, com Sterling Hayden. A exposição, que ficará aberta ao público até dia 27, mostra a arte marcial com raízes na China, mas que vem conquistando espaço no mundo. Em Curitiba, recentemente, a Câmara aprovou projeto que cria o Dia do Tai Chi Chuan, no último sábado de abril.
SAÚDE – Tai chi chuan é apreciado no Ocidente, especialmente por sua relação com a meditação e a promoção da saúde, oferecendo aos que vivem no ritmo veloz das cidades uma referência de tranquilidade e equilíbrio. Seus criadores basearam sua arte no estudo dos princípios da interação entre os elementos naturais.
Levis Litz iniciou seu contato com o tai chi chuan, nos anos 80. Ex-diretor técnico de internos da Federação Paranaense de Kung-Fu, atualmente Levis é professor de tai chi chuan, estilos chen e yang; diretor de Comunicação da AIPT (Associação Internacional de Praticantes de Tai Chi Chuan), membro da International Yang Style Tai Chi Chuan Association (desde 2004). Foi voluntário por quatro anos, ensinando gratuitamente a arte em locais públicos de Curitiba. Pós-graduando em tai chi chuan, na Escola Brasileira de Medicina Chinesa, também é jornalista, editor da Revista Tai Chi Brasil, com pós-graduação MBA em Marketing e Relações Públicas.
CINE CLUBE – A programação do Cine Clube segue no dia 14, com “Bandidos do vale”, com Bill Elliott. No dia 21 será exibido “Cavalgada Trágica, com Randolph Scott. A apresentação de “A dez segundos do inferno”, com Jack Palance, no dia 28, encerra a programação do mês de maio. Após o filme será projetado o seriado “O falcão negro”.

GALERIA DE IMAGENS