Delegações de países americanos vêm ao Paraná para troca de experiências

Profissionais de saúde do Uruguai e Panamá estarão no Estado durante cinco dias
Publicação
16/08/2010 - 15:24
Editoria
Desta segunda-feira (16) até a próxima sexta-feira (20) representantes dos Ministérios da Saúde do Panamá e do Uruguai estarão reunidos com técnicos da Secretaria de Estado da Saúde, em Curitiba, para uma reunião de cooperação internacional. Eles trocarão experiências com profissionais da saúde pública do Paraná sobre diversos temas, sobretudo saúde ambiental e do trabalhador.
“Esta troca de experiências é excelente e demonstra que o bom trabalho feito pela Secretaria Estadual de Saúde é reconhecido nacionalmente e até fora do País”, avaliou o secretário Carlos Moreira Júnior.
“São reuniões que têm por objetivo a troca de experiências e informações sobre a conduta de cada localidade de acordo com a necessidade de enfrentamento de questões relacionadas à saúde pública. Esperamos passar o máximo de informações para que eles possam utilizar aquilo que tem dado certo em nosso estado”, completou o médico veterinário da Divisão de Vigilância sobre o Meio da Secretaria, Alfredo Benato.
Durante os cinco dias, serão tratados temas como estratégias de saúde da família, políticas estaduais de saúde do trabalhador, as principais ações de enfrentamento a doenças como, por exemplo, dengue e malaria, ações relacionadas à proteção ao meio ambiente, programa de análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos, entre outros.
“Queremos ver as experiências aqui do Paraná para que possamos ter um parâmetro do que podemos ou não usar em nosso País, principalmente com relação a questões de reforma sanitária e meio ambiente”, revela a diretora da Divisão de Saúde Ambiental e Ocupacional do Ministério de Saúde Pública do Uruguai, Carmen Ciganda.
Jorge Isaac Bernal Reina, representante do Centro de Promoção de Saúde de Nata, distrito da província de Coclé, no Panamá, acredita que a troca de informações é de grande valia. “O Paraná está a frente do Panamá com questões relacionadas à saúde pública. Pelo que vi na programação, tenho certeza que ela pode abranger nossas necessidades que são, principalmente, ligadas a contaminação ambiental e enfrentamento de doenças como a dengue e a malária”.
A reunião prevê ainda visitas ao Hospital do Trabalhador, ao Laboratório Central de Saúde Pública do Paraná, Lacen, ao Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos – CPPI -, e a Propriedade Rural de Agroecologia Recanto Nativo, em Campo Magro, Região Metropolitana de Curitiba.