O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil, está mobilizando os diversos órgãos ligados ao controle, transporte, manuseio e armazenagem de produtos perigosos – como ácidos e combustíveis. Nesta quinta-feira (15), foi realizado o primeiro encontro sobre esse assunto com representantes de 22 instituições federais e estaduais, entre eles Detran, Iap e Ministério Público. Segundo o sub-chefe da Casa Militar, capitão Maurício Tortato, “a intenção do Estado é formar uma visão sistêmica e integrada para uma maior atuação preventiva”.
De acordo com estatísticas, acontecem nas rodovias paranaenses em média quatro acidentes por mês com esse tipo de carga, causando impactos ambientais gravíssimos. Há uma necessidade um planejamento de prevenção para que a ação não ocorra apenas nos momentos críticos.
Para o coordenador de Educação de Trânsito do Detran, Alessandro Coelho Martins, essa integração é importante. “Estamos fazendo uma banca avaliadora, nesta semana, como forma de ‘pente-fino’ para fiscalizar as auto-escolas que oferecem o curso de transporte de produtos perigosos”, relatou.
De acordo o coordenador de atendimentos de acidentes ambientais do IAP, Cláudio D’ Oliveira, o encontro serve para que os órgãos fiquem mais preparados para instruir empresas sobre os riscos de acidentes com produtos perigosos. “O objetivo também é alertar até mesmo para os prejuízos financeiros que um acidente acarreta”, disse, ressaltando ainda a necessidade de que seja exigido das empresas envolvidas com a produção e transporte desse tipo de produtos um plano de contingência, no caso de acidentes.
Segundo chefe da seção operacional da Divisão de Defesa Civil Estadual, tenente Maurício Genero, “o objetivo da integração é potencializar os resultados pela educação e fiscalização, e também no atendimento emergencial de um desastre ou, ainda, na recuperação de um ambiente atingido por esse tipo de acidente”. Ele disse que a intenção da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil é de realizar encontros como esse mensalmente.
Defesa Civil une esforços contra acidentes com produtos perigosos
Encontros mensais terão objetivo de reunir instituições para melhorar resultados preventivos
Publicação
15/07/2004 - 00:00
15/07/2004 - 00:00
Editoria