A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil promove nesta sexta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, campanha preventiva a incêndios em vegetação em todo o Paraná. Além da distribuição de material informativo, serão realizadas palestras em escolas, visando mostrar às pessoas as conseqüências dos incêndios em vegetação.
Segundo a Defesa Civil, é nesta época do ano que o número de incêndios aumenta. Até maio deste ano, já foram atendidas 4.142 ocorrências – só em abril foram 1.873, o maior número dos últimos cinco anos. “Ainda estamos em junho e já registramos a metade das ocorrências de 2008, que foram 8.051. As pessoas precisam mudar suas atitudes”, afirmou o chefe da Seção Operacional da Defesa Civil, tenente Eduardo Gomes Pinheiro.
“As pessoas aproveitam a vulnerabilidade da vegetação nesta época e ateiam fogo. É grande o número de incêndios em terrenos baldios, canteiros centrais de rodovias, áreas verdes e vegetações às margens de córregos. Essas pessoas não dimensionam o estrago que provocam, destruindo fauna e flora”, disse Pinheiro. Levantamento da Defesa Civil mostra que a média de destruição da vegetação por incêndio nos últimos quatro anos é superior a 30 mil hectares.
Além da vegetação, os incêndios prejudicam a respiração das pessoas, especialmente crianças e idosos e aquelas com doenças respiratórias, conforme destacou Pinheiro. “Os incêndios ainda colocam em risco casas, lojas e redes elétricas, e geram uma cortina de fumaça que encobre ruas e estradas, aumentando a possibilidade de ocorrência de outros sérios acidentes”, salienta Pinheiro.
É para ajudar a reverter este quadro que a Defesa Civil promove a campanha preventiva nas oito regionais da Defesa Civil: Curitiba, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu e Paranaguá, além de Londrina, Cascavel, Maringá, as três cidades que registraram o maior número de ocorrências, segundo a Defesa Civil – 1.464 em Maringá, 752 Londrina e 557 em Cascavel.
Defesa Civil realiza campanha contra incêndios no Paraná
Além da distribuição de material informativo, a Defesa Civil vai promover palestras em escolas, visando mostrar para as pessoas o perigo de se atear fogo na vegetação
Publicação
03/06/2009 - 18:28
03/06/2009 - 18:28
Editoria