A Defesa Civil do Paraná está orientando os prefeitos dos 48 municípios que decretaram situação de emergência por causa da estiagem que enviem a documentação exigida pelo Governo Federal para que os municípios possam ser incluídos no programa de auxílio aos agricultores que tiveram perdas com a seca. A afirmação é do secretário-chefe da Casa Militar e da Defesa Civil, major Anselmo Duarte de Oliveira.
“A Coordenadoria da Defesa Civil desde os primeiros momentos da estiagem vem insistindo com os municípios afetados para que enviem a documentação adequada, conforme exigência do Governo Federal. Alguns não o fizeram. Há municípios que o problema chega ao ponto do prefeito desconhecer a existência da Comissão Municipal de Defesa Civil, em que ele próprio é o presidente”, explicou Oliveira.
Segundo ele, mesmo assim o Governo do Paraná vem mantendo o governo federal informado sobre os municípios afetados pela estiagem. Oliveira explica que o Estado do Paraná homologou 48 decretos municipais que declaram situação de emergência. Os documentos já foram encaminhados para a Secretaria Nacional de Defesa Civil, em Brasília.
“O que estamos fazendo é atender os pedidos de urgência através da estrutura do Governo, viabilizando as ações de médio e longo prazo e também ajudando os municípios a se adequarem à documentação exigida pelo Governo Federal”, disse.
O major explicou também que o sistema de Defesa Civil atua de maneira abrangente nos campos de prevenção, atendimento aos desastres e na recuperação dos danos.
Defesa Civil enviou documentação sobre estiagem para o Governo Federal
Governo do Estado vem mantendo o governo federal informado sobre a situação nos 48 municípios afetados pela estiagem
Publicação
18/03/2005 - 19:40
18/03/2005 - 19:40
Editoria