A Defesa Civil entregou nesta sexta-feira (3) 1,4 tonelada de carne bovina enlatada a 130 famílias indígenas que vivem nas comunidades guaranis de São Miguel do Iguaçu e Santa Helena (Oeste do Paraná). “O plantio de milho e a criação de galinhas não são suficientes para alimentar todas as famílias durante o ano todo. É uma ajuda muito bem vinda”, disse o cacique da aldeia Ava-Guarani — onde vivem 120 famílias —, Simão de Turetá Villalva.
A distribuição atende pedido do Ministério Público e da Funai, e faz parte de trabalho de ajuda humanitária para acabar com a desnutrição — principalmente a infantil — entre os índios, explicou o chefe da Divisão de Defesa Civil, Osni Bortolini.
O Paraná tem 14 mil índios em 2,6 mil famílias das etnias kaingang e guarani, além de cinco remanescentes da etnia xetá. A notícia da morte de crianças por desnutrição mobilizou vários órgãos do Governo do Paraná. A distribuição emergencial de alimentos começou pelas aldeias onde a falta de alimentos é maior. Já foram entregues mais de 20 toneladas de alimentos como arroz, feijão, farinha de trigo e de mandioca.
Em São Miguel do Iguaçu, participaram da distribuição os sargentos Cláudio Ferreira da Silva e Lopes, da Coordenação Regional da Defesa Civil, Edvaldo Brighente, da Defesa Civil Municipal, e Luiz Mariano, da Secretaria Municipal de Ação Social.
Defesa Civil entrega alimentos em comunidades indígenas do Oeste
Índios guaranis que moram em São Miguel do Iguaçu Santa Helena receberam mais de uma tonelada de carne enlatada
Publicação
03/04/2009 - 17:55
03/04/2009 - 17:55
Editoria